Ao recusar oferta de emprego, faça isso para deixar as portas abertas

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA+ -

Nunca espere o fim do processo seletivo para dizer que não tem interesse na vaga

Receber uma oferta de emprego e não aceitá-la é algo que faz parte da vida profissional, no entanto essa situação deve ser bem gerenciada para que as portas não se fechem em eventuais vagas da mesma empresa no futuro. Rubens Prata, CEO da Stato, consultoria de recolocação e transição de carreira, tem algumas orientações para isso.

Segundo o especialista, o primeiro passo é o profissional avaliar com que frequência tem procurado novas oportunidades ou ouvido propostas, pois isso mostra seu grau de satisfação com a situação atual. Quando esse comportamento é frequente, a recomendação é de cuidado pois, com o tempo, essa informação pode chegar à empresa atual ou aos profissionais de recrutamento.

Para Rubens Prata, considerando que você faz isso de forma adequada, ou seja, foi chamado e quis conhecer o mercado, entender as oportunidades e até comparar com o que vive hoje, a tendência é saber a hora de parar, quando for o caso. "Em algum momento dessa atividade você vai entender que é melhor permanecer onde está ou talvez não seja o momento ideal para mudar", afirma o CEO da Stato. Se isso acontecer, o melhor a fazer é não esperar terminar o processo de seleção. "Comunique antecipadamente e se comprometa com o recrutador ou com a empresa: ofereça ajuda, indique profissionais", destaca Prata, lembrando que o importante não é indicar amigos, mas alguém que você sabe que tem uma contribuição a ser feita e que o resultado final também trará a você uma boa reputação. Dessa forma, quase sempre as portas seguirão abertas no caso de novas oportunidades.  

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

Fonte: Exame

Veja mais sobre: RH, Carreira, Gestão

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade