Shopper apresenta novos atributos na escolha de itens de beleza e higiene

Avaliação:

(6 Avaliações)

Por: Alessandra Morita: alessandra. morita@savarejo.com.br - Reportagem Patrícia Büll e Fernanda Vasconcelos -

Algumas categorias passaram a ser utilizadas com mais frequência. Já outras foram substituídas. Seu supermercado já se atualizou?

 

Foto: iStock

Está claro. Nos últimos meses os produtos para higiene tiveram a frequência de uso ampliada. Com as pessoas preocupadas em não trazer o vírus de fora para dentro de casa, o número de banhos, por exemplo, aumentou. Pela mesma razão, atributos como ser antibactericida e oferecer proteção ganharam maior importância.

Algumas categorias associadas diretamente à beleza também venderam mais, embora existam casos de quedas significativas, como o de maquiagem. “Um dos destaques na nossa rede foram as linhas de cuidados com a pele e, em especial, os produtos para o rosto”, conta Maurício Bendixen, diretor de operações da rede paranaense Condor , com 55 lojas. O executivo acrescenta que, no caso do álcool em gel, surgiram diversas versões com benefícios típicos de produtos de beleza, como fragrâncias, hidratação, entre outros.

Uma das empresas que apostaram nessa diversificação foi a Ypê . “Ao avaliarmos o papel do álcool em gel, vemos que seu antigo ponto natural, com o produto na versão destinada à limpeza, tornou-se insuficiente”, afirma Márcio Briz Amuri, diretor de trade marketing da fabricante. “Hoje sua proposta se expandiu e por isso é importante que o produto tenha uma segunda exposição nas categorias de higiene e beleza, além de uma adicional nos checkstands, uma vez que se tornou um item essencial para os consumidores”, avalia. No final de 2020, a empresa incorporou ao seu portfólio o Álcool em Gel Antisséptico Ypê, de 350 g.

Sabonete Antibactericida

Os produtos com o benefício de proteger contra bactérias foram mais procurados em 2020 devido à pandemia. Muitas empresas reforçaram suas linhas com a inclusão de itens com essas características. Uma delas foi a Flora, que pertence ao Grupo J&F. A empresa colocou no mercado a marca Albany Antibac.

60% dos consumidores levam em consideração na hora da compra se o sabonete protege contra vírus e bactérias

07% é quanto o Albany Antibac, da Flora, representa das vendas em apenas oito meses após seu lançamento

Produtos de cuidados faciais: maior alta

Dois fatores contribuíram para o crescimento dessa categoria, que foi puxado pelo varejo supermercadista. Segundo Nelson Marin Junior, diretor comercial do canal alimentar da L’Oréal , sempre existiu uma oportunidade de levar a categoria para as consumidoras que utilizam os supermercados para compra de itens básicos. Além disso, já vinha ocorrendo um movimento de migração da shopper de outros canais, como o porta a porta, favorecendo o autosserviço. “A pandemia acelerou essas mudanças, pois a consumidora procurou resolver suas necessidades de consumo em um único ambiente de varejo. Nesse contexto, o supermercado, que permaneceu aberto e resiliente às adversidades, conseguiu absorver essa demanda”, explica o executivo.

Crescimento dos produtos para o rosto

15,4 % Foi a alta da categoria de janeiro a outubro de 2020
Fonte: Nielsen

100 % É o potencial de ganho do varejo ao trabalhar mix e visibilidade ideal na categoria
Fonte: Empresa

Foi o aumento da empresa 8 2 % em investimento em mídia
Fonte: Empresa

06 PRODUTOS das marcas L’Oréal Paris e Garnier estão entre os top produtos em performance lançados pela empresa no ano passado
Fonte: Empresa

Projetos com o Varejo Alimentar

“Trabalhamos em colaboração com o autosserviço para desenvolver projetos que melhoram a experiência de compra da consumidora e, principalmente, a performance da categoria como um todo nas lojas”, afirma Marin, da L’Oréal. O trabalho consiste em:

  • análise de dados e recomendação de sortimento ideal conforme tamanho, perfil e cluster da unidade
  • sugestão de planograma a partir do mix definido, para educar o cliente e facilitar a navegação na gôndola

Segundo o diretor comercial, ao trabalhar essas duas frentes – sortimento e visibilidade – é possível ampliar os resultados significativamente.

Para 2021, a expectativa da L’Oréal é de que o segmento de cuidados faciais cresça o dobro do mercado em função de fortes investimentos em mídia e em inovações que visam dar maior acesso a essa categoria

 

Leia também outras 3 matérias sobre a revolução em curso nas gôndolas dos supermercados:

Revolução nas gôndolas: 2021 já apresenta diferentes desafios para o setor

Sortimento de alimentos e bebidas deve considerar novo comportamento de compra

Na gôndola de limpeza, cenário é de vendas em alta e mais inovações em produtos

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade