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(1 Avaliação)Reportagem SA+ - 06/09/2021
Canais com menos repasses de preço passaram a atrair mais compradores, destaque para o pequeno varejo de autosserviço
Foto: Divulgação
Pesquisa realizada pela Kantar comprova que o consumidor mudou o hábito de consumo durante a pandemia do Covid-19. Isolamento social e fatores como desemprego, queda do poder de compra e auxílio emergencial, influenciaram diretamente a dinâmica de consumo dos brasileiros, que estão recorrendo muito mais ao ambiente online para fazer compras.
Diante deste cenário, o WhatsApp teve um papel importante durante o segundo trimestre deste ano e ajudou a democratizar o e-commerce no País. O levantamento também ressaltou outras tendências importantes relacionadas à jornada de compra do público brasileiro. Canais com menos repasses de preço, por exemplo, passaram a atrair mais compradores, levando também a uma maior procura de marcas mais baratas – com destaque para o pequeno varejo de autosserviços, o mais relevante durante o trimestre.
Segundo a nova edição do Consumer Insights, estudo produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, que se refere ao segundo trimestre de 2021, 47% do volume comprado na plataforma de mensagens foram feitos por pessoas da classe C. Além disso, o aplicativo ganhou força entre os consumidores mais velhos, já que 33% das pessoas que o usaram em suas jornadas de compra têm mais de 50 anos.
Outro dado importante é que o WhatsApp se destacou diante de outros meios de comércio eletrônico em compras urgentes e não planejadas. As categorias mais procuradas por meio dela foram água mineral, refrigerantes, sabonetes, biscoitos e massa tradicional.
Além disso, as compras menores com tíquetes intermediários e diminuição do número de categorias no carrinho de compra cresceram, influenciados pelo cenário de pressão inflacionária, associado à deterioração da renda, aumento do endividamento das famílias e à persistência de patamares elevados de desemprego, que acabou desacelerando as compras de abastecimento.
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