Veran Supermercados implementa projeto para zerar emissões de carbono no delivery

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA Varejo -

Em parceria com a Eccaplan, rede paulista começa a mensurar, reduzir e compensar as suas emissões. Objetivo também é engajar clientes e todo o setor varejista

Foto: Divulgação

Com 13 lojas, o Veran Supermercados é pioneiro na América Latina ao adotar processo que pretende zerar as emissões de carbono na operação de delivery. Para isso, a rede paulista, que opera nas cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba e também no bairro paulistano de Guaianases, estabeleceu parceria com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade .   

O processo de zerar as emissões de carbono é obtido por meio de uma conta simples, conforme explica Fernando Beltrame, presidente da Eccaplan. A rota do delivery é monitorada e toda a mercadoria transportada é pesada. Com esses dados é possível conhecer a emissão de carbono referente a cada entrega. “Por meio do sistema Frete CO2 Neutro geramos ao cliente um relatório com a quantidade de CO2 da sua entrega. O Veran ou o cliente compensam este impacto ambiental com o apoio financeiro a projetos ambientais certificados, que possuem créditos de carbono", comenta. Um dos projetos apoiados será o de Preservação Florestal Maísa , localizado no centro de endemismo de Belém, no Pará, região de grande importância para a biodiversidade Amazônica.

A expectativa do Veran Supermercados é neutralizar, num primeiro momento, o equivalente a 5.500 kg de CO2. Sandro Benelli, presidente da rede, conta que o projeto da neutralização do carbono era um desejo antigo da administração e que ganhou vida após estudos de mercado mostrarem a eficiência da iniciativa. "As emissões de carbono da nossa frota são pequenas se comparadas a outras grandes empresas de entregas de mercadorias, alimentação e transporte de passageiros que atuam no mundo, mas nem por isso podemos deixar que essa conta acumule", destaca o executivo.

O projeto entra em atividade no momento em que a Rede Veran registra crescimento de 300% da operação de delivery, conforme dados do último ano. "A expectativa é que o serviço de delivery se mantenha em crescimento e diante desse fato assumimos o propósito de zerar a emissão de CO2 nas entregas do sistema de delivery próprio. Queremos reduzir drasticamente os impactos ao meio ambiente e acredito que essa seja a principal estratégia para o ponta pé inicial”, completa Benelli.

O dióxido de carbono é responsável por cerca de 60% do efeito estufa que é lançado no meio ambiente de diversas formas, entre elas pela queima de combustíveis que abastecem veículos. De acordo com a Eccaplan, o setor de logística representa aproximadamente 30% das emissões de CO2 do Estado de SP, e esta iniciativa do Veran é essencial não apenas para mensurar, reduzir e compensar as suas emissões, mas principalmente para engajar seus clientes e o setor varejista nesta importante ação ambiental.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                       LinkedIn                                      ,                                      Instagram                                      e                                      Facebook                       

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade