Avaliação:
(3 Avaliações)Reportagem SA+ - 12/04/2024
No acumulado do ano houve um avanço de quase 5%
Foto: Adobe Stock
Em fevereiro, as vendas de supermercados caíram 0,2% em relação a janeiro, enquanto o varejo teve expansão de 1%. Os dados pertencem ao PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Segundo Cristiano Santos, gerente de pesquisa, o recuo tem algumas causas, dentre elas a inflação elevada dos alimentos. Para se ter uma ideia, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), os preços de alimentação e bebidas subiram 0,95% em fevereiro.
Contudo, com base no resultado acumulado em 12 meses até fevereiro, as vendas dos supermercados apresentaram avanço de 4,7% – o dobro do varejo restrito que registrou um aumento de 2,3%.
Segundo Santos, esse movimento está ligado a mudança de comportamento do consumidor, que anteriormente concentrou suas compras em itens básicos e agora está diversificando mais.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Fonte: Valor Econômico