Vendas no varejo caem 9,8% em dezembro

Avaliação:

(3 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

No ano, queda foi de 13,9%, pior resultado desde 2014, segundo dados do ICVA/Cielo

Foto: iStock

 

As vendas no varejo brasileiro caíram 9,8% em dezembro na comparação com o igual mês de 2019, de acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), divulgado na segunda-feira (18) pela empresa. Em termos nominais, ou seja, sem descontar a inflação, a queda foi de 3,4%.  O índice monitora 1,4 milhão de varejistas credenciados à empresa de meios de pagamentos.

Com o resultado, o comércio varejista fecha 2020 com retração de 13,9% nas vendas – pior resultado desde que o ICVA começou a ser produzido, em 2014, segundo a companhia. Em termos nominais, a queda no ano foi de 10,4%. Vale lembrar que, além do impacto social da pandemia, segmentos do varejo tiveram de fechar em várias partes do Brasil durante parte da quarentena, algo que não ocorreu no autosserviço alimentar. 

A exemplo de meses anteriores, o macro setor de bens Não Duráveis teve aceleração, com destaque para super e hipermercados. Já os macro setores de Duráveis e Semiduráveis e Serviços desaceleraram em dezembro.  

Em nota, o diretor de inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, informou que no mês passado, o varejo voltou a desacelerar, assim como havia ocorrido em novembro, interrompendo uma tendência de recuperação que vinha desde abril, possivelmente já refletindo “o impacto da nova onda da Covid-19”.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                         LinkedIn                        ,                        Instagram                        e                        Facebook                        !

Veja mais sobre: Varejo, Vendas

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade