Varejo alimentar não elevou vendas na Black Friday deste ano

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA+ -

Já o formato atacarejo cresceu 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Dados consideram resultados das lojas físicas. Confira o desempenho de cada formato

Foto: iStock

A Black Friday deste ano gerou resultados modestos para as lojas físicas do setor supermercadista. Todos os formatos do varejo alimentar venderam menos do que na data sazonal de 2020, de acordo com dados NielsenIQ.

A maior queda ocorreu nos hipermercados, cujas vendas em valor no período entre 22 e 28 de novembro foram 9,4% inferiores às registradas na Black Friday 2020. Nos supermercados pequenos a retração foi de -7,6% na comparação anual, enquanto os supermercados grandes amargaram -2,1% no valor vendido.

Mesmo assim, a Black Friday gerou mais vendas em comparação com a semana imediatamente anterior. Nesse parâmetro, os supermercados pequenos avançaram 39,1%; os hiper cresceram 30,1%; e supermercados grandes faturaram 26,2% a mais.

O único formato a registrar saldo do positivo em ambas as comparações foi o cash & carry. No atacarejo, a Black Friday 2021 gerou 1,9% de crescimento nas vendas em relação ao mesmo período de 2020. Já sobre a semana anterior, a alta foi de 26% no faturamento.

Somados todos os formatos offline do chamado varejo moderno (incluindo também o canal farma), o relatório da NielsenIQ revela que o faturamento nesta Black Friday foi de R$ 9,9 bilhões, com queda de -1,5% em relação à mesma data de 2020, porém crescimento de +26% na comparação com a semana anterior. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                             LinkedIn                                                                                            ,                                                                                            Instagram                                                                                            e                                                                                            Facebook   

 

 

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade