Varejista com cinco lojas entra na disputa pelas entregas em menos de uma hora

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POR Alessandra Morita – alessandra.morita@savarejo.com.br -

Para atender o consumidor nessa modalidade, supermercado especializado em bebidas faz parceria com startup para completar serviço expresso

Foto: Divulgação

O ano era 2019 e, embora o mundo ainda ignorasse a possibilidade de uma pandemia de proporções globais, a Imigrantes Bebidas, um supermercado que só vende esses produtos – de cafés a vinhos e cervejas –, implementava um serviço para reduzir o tempo de entregadas compras online de 4 para duas horas. Um ano depois, com a crise da Covid-19, a empresa viu os pedidos nessa modalidade se multiplicarem. A boa notícia? Ao contrário de muitos varejistas, a empresa estava preparada para suprir a alta da demanda.

Os motivos são os mais diversos, como explica Alexandre Campos Filho, diretor de e-commerce da Imigrantes Bebidas. A entrada no comércio eletrônico no início dos anos 2000 e o aprendizado adquirido desde então fizeram toda a diferença. Assim como, em 2018, a parceria firmada com a Borzo, plataforma online de entregas expressas que conecta empresas e pessoas a entregadores. Na época, a startup se chamava Click Entregas, mas em função de um alinhamento global, o grupo russo do qual faz parte, o Dostavista, decidiu pela mudança de nome em todos os países em que está presente.

Com cinco lojas em operação na capital paulista – e uma fechada para reforma –, a Imigrantes Bebidas comercializa em torno de 4.500 itens. A varejista conta com uma equipe própria de entregas, complementada pela plataforma. Segundo Campos, a startup ofereceu um serviço em nuvem de portador 24 horas x 7 dias da semana. “Além disso, a integração do sistema deles com o nosso foi bastante fluida e até nos permitiu rever uma série de processos”, comenta.

Tecnologia, variedade de veículos e avanço de 12%

Fazer as tecnologias se entenderem não é algo tão simples quanto parece. O diretor de e-commerce da rede lembra que existem diversas etapas para um produto chegar rapidamente à casa do consumidor. O pedido online precisa ser recebido em uma das lojas, que faz a separação e o faturamento. O portador mais próximo do local é acionado por meio de uma API no sistema da Borzo para retirar o pacote e fazer a entrega. Todo o trajeto pode ser rastreado pela Imigrantes e pelo consumidor via SMS e e-mail.

Outros dois pontos favorecem a parceria, de acordo com Campos. Um deles é a disponibilização pela startup de diversas formas de transporte. Há as tradicionais motocicletas, mas também carros e vans para pedidos maiores. Soma-se a isso o suporte oferecido. “Eles nos disponibilizam pessoas para nos ajudar. Conhecemos o time financeiro, o de tecnologia e conseguimos até acesso ao pessoal da Rússia para solicitar a flexibilização de alguns documentos da parte legal”, conta o diretor de e-commerce da varejista.

No ano passado, a Imigrantes Bebidas realizou 3.885 corridas com a Borzo. Em 2021, até o momento, foram 4.368, o que representa um crescimento de 12%. Em média, são 141 entregadores por dia nas cinco lojas da varejista, considerando todos os modelos de transporte.

Alta de 780% com facilidades para o varejo

Cerca de 80% dos clientes da Borzo são empresas que vendem produtos tipicamente de supermercados, como alimentos e bebidas. Na mira da empresa, estão inclusive os atacarejos. Daí a introdução de veículos capazes de carregar maior peso. “Um dos nossos diferenciais para o varejo é não ser necessário ter um contrato”, afirma Bruno Moraes de Sá, country manager da empresa no Brasil. Ou seja, qualquer loja, de qualquer tamanho, pode pedir conforme a demanda e contar com um serviço de entrega rápida, uma vez que a chamada é direcionada ao entregador mais próximo.

Foto: Divulgação

Bruno reforça que é possível o varejista fazer um teste solicitando um serviço individualmente. Se ele gostar e fizer um cadastro pode pagar via boleto e contar com relatórios gerenciais de acompanhamento. Acima de 500 entregas, consegue-se iniciar uma negociação de preço, o que também pode ocorrer em momentos de demanda específica, como promoções de aniversário do supermercado.

No ano passado, a Borzo registrou no Brasil um aumento de 780% no número de pedidos. “Atingimos o resultado do ano inteiro de 2019 em aproximadamente cinco meses de 2020. E, agora em 2021, já ultrapassamos os resultados do ano passado em um período de seis meses”, comenta Sá.

Entregadores estão entre os diferenciais

A startup conta no País com 10 mil entregadores ativos, que são considerados parte de seu diferencial. “Repassamos para eles a partir de 80% do valor das entregas, um percentual acima do praticado no mercado”, conta o executivo. Segundo ele, a empresa se preocupa com a qualidade de vida desses profissionais e quer proporcionar tempo livre, seja para ficar com a família seja para estudar.

Também procura ter parcerias para ajudá-los com a manutenção dos seus veículos e equipamentos, além de proporcionar treinamento comportamental. Na pandemia, buscou distribuir kits de segurança, com máscaras e álcool em gel, além de orientá-los a não utilizar a assinatura digital em seus celulares como forma adicional de segurança.

Ao todo, a Borzo conta com 40 mil clientes registrados, sendo 51% empresas e 49% pessoas físicas. “Quando cheguei na companhia, em fevereiro de 2019, éramos um time de quatro pessoas. Passamos para 40 no ano passado e, agora, somos 110”, conta o country manager da empresa, reforçando a forte expansão da startup no País.

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