Três pilares podem ajudar no fortalecimento do setor supermercadista neste ano

Avaliação:

(9 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

Bem trabalhados, eles podem resultar num bom atendimento, em linha com as novas e reais necessidades do shopper

Foto: Divulgação

Que a crise do Covid-19 impôs desafios inéditos a todos, isso não é mais novidade. No entanto, o setor supermercadista precisa pensar uma agenda de médio prazo com foco no futuro do negócio. Para isso, importantes executivos destacaram três pilares que podem ajudar o fortalecimento do seu negócio. São eles: combate à ruptura, sortimento e pessoas.

1. Combate à ruptura

Assim como a maioria dos problemas a ser enfrentados pelo varejo, a ruptura sempre esteve presente, mas foi intensificada após a crise do novo coronavírus. Num momento em que o consumidor tem ido a menos lojas e com menor frequência, deixar de oferecer o que ele busca é um tiro no pé. Além disso, é difícil entender por que o cenário se agrava se considerarmos toda a tecnologia disponível para combater a ausência de mercadorias.

2. Sortimento

Ter o mix adequado para cada loja é fundamental. Isso, entretanto, exige conhecer quem é o novo consumidor, como ele está se comportando e como as lojas conseguem tratar isso. É preciso ainda considerar que daqui a quatro ou cinco meses haverá aceleração do desemprego em todo o mundo, porém de forma mais acentuada no Brasil.

3. Pessoas

Um aspecto que vai ser crítico no atual contexto é a adaptação do time ao digital. Se as pessoas não estiverem preparadas não adianta achar que a tecnologia vai resolver tudo. O uso de ferramentas está sendo feito, inclusive, para preparar as equipes. Se antes a seleção ficava restrita geograficamente, hoje, com a disseminação do uso de plataformas de videoconferência, é possível entrevistar pessoas de qualquer local. Outro ponto que as empresas precisam considerar é buscar não apenas profissionais que pensam igual aos gestores da companhia. Mas também que sejam questionadores.

Bem trabalhados, esses pilares podem resultar num bom atendimento, alinhados às novas e reais necessidades do shopper. Entre outros pontos, isso inclui: fazer uma compra rápida e segura, sem precisar ir a muitos pontos de venda; ter soluções para os novos momentos de consumo, que surgiram a partir da pandemia; oferecer opções de indulgência para aliviar o estresse emocional do momento; e, disponibilizar itens que caibam no bolso do consumidor diante das dificuldades econômicas que começam a surgir. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                       LinkedIn                                                                                                      ,                                                                                                      Instagram                                                                                                      e                                                                                                      Facebook

 

 

 

 

 

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade