3 categorias que podem trazer inovação e rentabilidade para o varejo

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Conteúdo patrocinado por ANUFOOD Brazil -

Elas estão sendo cada vez mais consumidas e têm possibilidade de agregar valor ao seu negócio. Confira por que e conheça algumas novidades para o seu sortimento


Foto: Adobe Stock


Indulgência, sabor, praticidade e conveniência são atributos cada vez mais valorizados e procurados pelos consumidores. Quando encontrados em produtos vendidos nos supermercados, diferenciam o sortimento e contribuem para rentabilizar o negócio. Entre as categorias que carregam essas características e que, por consequência, têm despertado a atenção dos clientes, estão vinhos e destilados, além de alimentos e refeições produzidas pelo próprio varejo. 

Vinhos

Levantamento feito pela consultoria Horus, publicado no portal da SA Varejo, apontou que a presença do produto na cesta de compras do brasileiro avançou 50% no ano passado, com pico de consumo nos meses de inverno. Alinhada à tendência de crescimento da categoria, a ANUFOOD Brazil , feira Internacional para o setor de alimentos e bebidas, registrou crescimento na quantidade de expositores de vinhos no evento deste ano, que acontece entre os dias 12 e 14 de abril, no São Paulo Expo, na capital paulista. "Essa ampliação se deve ao tremendo aumento do consumo de vinhos no Brasil nos últimos anos e ainda ao maior potencial de crescimento contínuo”, reforça Michael Fine, gerente da feira, em sua 3ª edição no País.  

O avanço na preferência dos consumidores também tem levado mais supermercados a trabalhar a bebida de forma diferenciada. Uma das estratégias tem sido a criação de adegas, espaços ambientados onde os vinhos são agrupados, em vez de dividir as gôndolas com outras bebidas alcoólicas. Entre os varejistas que apostam numa área exclusiva para a categoria está a Casa Safra Supermercados, cuja sede fica em Anápolis (GO).

Segundo Ranyere Dias, diretor-executivo da empresa, o espaço é destacado com iluminação e comunicação especiais. Isso facilita o processo de escolha do cliente, que vem se aprimorando no conhecimento dos tipos de uvas e na identificação das mais diversas qualidades da bebida.

“Outra modificação bem-sucedida vem sendo a implementação de clubes de vinhos, em que o consumidor é direcionado a uma lista de transmissão específica para receber ofertas e promoções, com prioridade àqueles que estão cadastrados nessas listas”, afirma Dias.

Destilados

A produção nacional dessas bebidas ultrapassa os 16,5 bilhões de litros ao ano, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), enquanto o consumo ganha um novo perfil. Afinal, o brasileiro está sofisticando suas opções e experimentando novos tipos de destilados. “O consumidor já vinha em um movimento de conhecer melhor as bebidas e esta tendência se intensificou, refletindo na busca pelas que oferecem maior qualidade”, afirma Cristiane Foja, presidente-executiva da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas). 

Fine, da ANUFOOD, completa lembrando que, também nessa categoria, a feira é um reflexo das novas tendências de consumo. "Nesta edição, contamos com a presença de várias marcas brasileiras que trarão originalidade e inovação nos seus produtos para atender este consumidor", comenta o executivo.

Soluções de refeições

A procura do consumidor por conveniência e praticidade está por trás do crescimento de seções como rotisseria, padaria e confeitaria. Além disso, o fato de não haver uma comparação direta de preços com a concorrência faz com que as refeições e os produtos feitos pelos supermercados tenham um importante papel de diferenciação. 

“É cada vez mais presente a diversificação de serviços de alimentação nos supermercados, com destaque para o de refeições prontas”, afirma Clóvis Polese, especialista, consultor na área supermercadista e diretor da Expo Supermercados, que realizará o 1º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro, que ocorre dentro da ANUFOOD Brazil. “Ao se tornar um importante filão das vendas, e ainda atrair clientes potenciais para outros setores da loja e fidelizá-los, os investimentos em equipamentos para cozinhas profissionais indicam forte tendência de crescimento desse segmento”, completa.

Além disso, o mercado de food service tem números atrativos que acabam chamando a atenção dos varejistas, como afirma João Carlos Rodrigues Peres, presidente do Sindal (Sindicato da Indústria de Equipamentos e do Comércio de Produtos e Serviços de Projetos, Montagem e Manutenção de Cozinhas Profissionais). “Por conta disso, os varejistas investem em panificação, confeitaria, salgados, rotisserias e em serviços de pratos prontos, para incrementar suas receitas”, avalia. 

Junto aos líderes de mercado para equipamentos, serviços e tecnologias para cozinhas profissionais, o Sindal promove e realiza o Showroom de Equipamentos e Tecnologia na ANUFOOD Brazil 2022. 

Segundo Peres, o espaço vai apresentar os serviços de alimentação voltados à hospitalidade, refeições coletivas e catering, onde serão exibidas as mais avançadas tecnologias em equipamentos do mercado, com enfoque em inovação, sustentabilidade e eficiência energética. “Será um local de atualização profissional, aprendizado, informação e de conhecimento sobre os mais recentes equipamentos e soluções para os operadores do mercado food service”, diz ele. 

Amplie suas parcerias

Prospectar inovações e conhecer novos fabricantes são desafios constantes dos supermercados. Nesse sentido, a ANUFOOD contará com mais de 300 expositores de alimentos e bebidas de 16 países, como os listados abaixo:

Grupo Miler Uruguay: importadora uruguaia de vinhos, a empresa prepara o lançamento do frisante Maria del Huerto, desenvolvido especialmente para o público brasileiro, o primeiro projetado para esse fim, segundo a companhia. “A tendência no consumo mundial continua sendo a de ter vinhos mais ‘amigáveis’ na hora de beber. 70% dos brasileiros estão dispostos a experimentar novas uvas, países e produtores. Entre americanos, chineses e ingleses, por exemplo, essa disposição cai para 51%, 47% e 43%, respectivamente”, compara Diego Pereira, diretor da importadora. 

California Dreaming Wine Co. Brazil: Luiz Sacha Cunha, diretor da importadora, recomenda aos varejistas apostar em vinhos rosés, uma vez que estão ganhando mais adeptos a cada dia. Ele também lembra a importância de incluir no sortimento novas embalagens, para ajudar na diferenciação. A importadora está presente em mais de 30 países e conta com o apoio de parceiros estratégicos que já desenvolveram mais de 200 rótulos, atendendo as necessidades e particularidades locais e culturais de cada mercado consumidor.

Babuxca: trata-se de uma bebida alcoólica feita de cachaça, mel e frutas, que já vem pronta para ser servida. “As pessoas estão cada vez mais preocupadas com ingredientes naturais, e a bebida conta com produtos orgânicos, naturais, sem nenhum tipo de conservantes”, afirma Daniel Chinzon, sócio-proprietário da empresa. Pronta para beber, a Babuxca vem em garrafa com design diferenciado e rótulos coloridos. Já está sendo vendida nas bandeiras de supermercados Pão de Açúcar e Zaffari, além do Magazine Luiza e da Amazon. 

BEG Gin: o principal público consumidor da bebida são jovens de 25 a 35 anos, que querem um gin de qualidade premium. Na receita, o produto utiliza botânicos exclusivamente brasileiros, como a mexerica, a folha de pitangueira e o sabugueiro do Brasil. “Começamos com uma destilaria pequena, em Campinas (SP), com capacidade de cerca de cinco mil garrafas mês, hoje estamos com uma nova destilaria com capacidade de 35 mil garrafas mês, que vem justamente com o projeto de expansão geográfica da marca no Brasil e também de exportação do produto”, afirma Felipe Santoro, sócio-proprietário e diretor de Operações, que projeta um crescimento de 50% nas vendas neste ano sobre 2021. 

Jambuzera: com público na faixa dos 20 aos 45 anos, a marca de aguardente é produzida com jambu, hortaliça originária da Amazônia. Trata-se de uma bebida composta que não tem adição de açúcares, conservantes, corantes, extratos ou ingredientes industrializados. A cachaça está presente em cerca de 120 lojas do Pão de Açúcar que pertencem ao cluster A/B do supermercado, além de ser comercializada no Mercado Livre, no Magazine Luiza e na Amazon. Fernando Silva, sócio administrador da empresa, acredita que a marca “está preparada para o crescimento de 2022, dobrando o estoque e investindo na criação de mais um produto no portfólio, previsto para o segundo semestre”.

Parnaioca: a empresa fornece um rum branco feito a partir de um blend de dois tipos de melaço de cana-de-açúcar. “A nossa proposta é mostrar que o Brasil tem uma excelente qualidade de produção de rum. Na Parnaioca nós trouxemos uma versão não envelhecida da bebida, contendo leveza e versatilidade no seu consumo, e estamos em processo de lançar mais produtos, todos nessa mesma categoria”, adianta André Micheli, CEO da empresa. A bebida está presente em mais de 200 pontos de vendas em nove estados do País. 


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