Transparência, confiança verdadeira e conhecimento

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Alessandra Morita e Fernanda Vasconcelos - alessandra.morita@savarejo.com.br -

Esses são os pilares de uma nova etapa na relação do varejista com seus fornecedores e que farão toda a diferente neste ano. Por isso SA Varejo inicia a campanha: Um novo olhar sobre o reencontro!

Foto: iStock

A despeito da imprevisibilidade, 2022 traz uma certeza: vai ser um ano de desafios para o varejo. Mas o cenário está aí para todos, o que significa que as empresas precisam se debruçar sobre seu negócio e identificar e focar suas fortalezas no mercado. E não há dúvida de que um dos principais alicerces para sobressair em tempos desafiadores é evoluir cada vez mais a relação varejo e indústria.

É por isso que SA Varejo inicia a campanha Um novo olhar sobre o reencontro!

Pilares de uma nova etapa na relação do varejista com seus fornecedores

Transparência
porque é primordial discutir abertamente os problemas de ambos os lados

Confiança
porque é necessário entender verdadeiramente pessoas e empresas

Conhecimento
porque é fundamental compartilhar dados. O varejo não consegue ser expert em todos os itens da categoria, e a indústria pode ajudar nessa gestão das categorias em que atua (do estoque ao melhor sortimento)

Os insights, extraídos do curso Revolução Comercial, promovido por SA Varejo de setembro a novembro do ano passado, se mostram essenciais para 2022. De um lado, temos uma população com renda menor devido à alta de preços muito acima da de anos anteriores e ao atual patamar de desemprego. Por outro lado, os que conseguem manter seu poder de compra estão se voltando para consumos represados pela pandemia. É o que mostram alguns dados:

Pressão sobre a renda e nova mudança no comportamento de compras

-7,4% Foi a queda em volume de vendas no varejo alimentar de janeiro a novembro de 2021, segundo levantamento da Scanntech

55% Percentual de brasileiros que, segundo pesquisa da Toluna/Local.e, compraram uma nova marca considerando os três meses anteriores à divulgação do estudo (em setembro/2021)

76% é o índice dos que disseram comprar marcas locais (de fornecedores menores) por serem de boa qualidade. Além disso, 75% disseram que elas têm preço mais acessível

Consumo represado na pandemia

91% da demanda anterior à pandemia foi quanto representou a procura por voos em novembro/2021 (dado Iata, associação de transportes aéreos)

40% Foi o crescimento na procura por passagens aéreas em relação a novembro de 2020

97% de alta no faturamento de agências matrimoniais e buffets, puxada por casamentos, segundo pesquisa do Itaú Unibanco

Diante desse cenário, SA Varejo está convicta de que não há outra forma de garantir resultados em 2022 que não seja evoluir ainda mais a relação entre varejo e indústria, tendo como holofote os pilares discutidos no curso Revolução Comercial. É o que confirmam depoimentos da indústria, que separamos em três blocos: dos executivos que participaram do nosso curso, de fornecedores que estão focando o relacionamento com o varejo, e de empresas de serviços que podem dar suporte a essa evolução. Em fevereiro, voltamos com a visão do varejo. Acompanhe.

Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de janeiro/2022

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