“Tenho dedicado 50% do meu tempo à área digital, para ter diferencial competitivo", afirma CEO do GPA

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Reportagem SA+ -

Saiba o que muda na estratégia da companhia sem a operação de hipermercados, de acordo com Jorge Faiçal

Foto: Divulgação

Sem o Extra em seu portfólio, o GPA agora vai focar os negócios mais rentáveis e promissores. Em entrevista para o site Neofeed, o CEO da GPA, Jorge Faiçal, afirma que agora está focado em ampliar o digital dentro da empresa. Ele ressalta ainda que o Extra representava 25% das vendas, menos de 10% do lucro e 80% da agenda.

A primeira novidade, é que em breve o Pão de Açúcar vai lançar a compra via WhatsApp. Será tudo automatizado e o cliente poderá fazer o pagamento pelo próprio aplicativo. Além disso, em fevereiro será iniciado o projeto-piloto do “15 minutos do Pão de Açúcar” em três lojas. “Vamos fazer entregas rápidas em até 15 minutos. Estou aprendendo com os caras  (iFood e Rappi) e colocando para dentro de casa”, revela.

O GPA também vai entrar no segmento de entrega de cervejas geladas, que hoje é liderado pela Ambev com o seu serviço Zé Delivery. O grupo vai começar a rodar um piloto para o delivery de cerveja gelada em menos de 30 minutos, com bebida acondicionada em embalagens com gelo.

De olho no futuro do setor, Faiçal revela que tem olhado fortemente para o digital. “Tenho dedicado 50% do meu tempo nessa área digital, para ganhar diferencial competitivo”, afirma, acrescentando ainda que, em supermercados, o e-commerce ainda engatinha no Brasil, e não chega a 1,5% do total do setor.

“Estimamos que movimente cerca de R$ 10 bilhões. Desse total, o Pão de Açúcar vende quase R$ 2 bilhões, o que significa 20% de market share. Nos próximos cinco anos, acreditamos que o e-commerce em supermercados vai chegar ao patamar dos EUA, que representa cerca de 7% de participação nas vendas”.

Isso elevaria esse mercado para mais de R$ 40 bilhões. De olho numa grande fatia desse potencial, a empresa está trabalhando nas plataformas próprias e também no seu marketplace. “Decidimos que não vamos competir com Amazon, Magalu e Mercado Livre querendo ser marketplace generalista. Seremos especialistas em sete categorias”, afirma o CEO. Entre elas, estão vinhos. “Temos hoje 30 mil rótulos de Sellers mais distintos.”. Outras categorias são cervejas, destilados, mundo bebê e mundo beleza. As outras duas plataformas ainda não foram definidas.

Sobre as lojas físicas, o Pão de Açúcar vai aumentara quantidade de SKUs, passando de cerca de, em média, 10 mil itens por loja para 12 mil. “Ter a geleia do cliente faz com que ele escolha o Pão de Açúcar na sua viagem e não vá buscar em outros supermercados no empório perto da sua casa”, explica.       

Minuto Pão de Açúcar

Com 100 lojas na cidade de São Paulo, o próximo passo é abrir mais 100 unidades em cidades do estado de São Paulo e partir para outros estados até 2024. “Estamos olhando para cidades como Rio de Janeiro Recife e Fortaleza”, revela o executivo, ressaltando ainda que o investimento previsto neste negócio deve atingir R$ 500 milhões.

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Fonte: NeoFeed

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