Tempo de pensar em novas tecnologias para o seu negócio

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Alessandra Morita - alessandra.morita@savarejo.com.br -

Algumas soluções que começam a despontar poderão ajudar sua empresa a se tornar mais produtiva e eficiente. Saiba mais

Num ano desafiador como 2022 promete ser, dois temas costumam ganhar a atenção do varejista: a parceria com fornecedores e os ganhos de eficiência, que levam à redução do custo e ao aumento da produtividade. Para isso, ter o apoio da tecnologia é fundamental. Mas, além de conhecer ferramentas, é importante entender o que está ganhando espaço no mundo dos negócios. 

Fotos: iStock

Tendências em fidelidade

Se há uma área que tem evoluído muito e que é de grande importância quando se tem o foco no consumidor é a de fidelidade. Há diversos tipos de programas no mercado, mas em comum todas têm o fato de que visam entender, atrair e reter o consumidor. Veja abaixo o que vem sendo destaque no segmento:

Benefícios tangíveis
Obter vantagens rapidamente no momento da compra ou depender somente do seu esforço próprio é uma característica cada vez mais valorizada pelos consumidores nos programas de fidelidade. Contudo, as recompensas devem ser vistas por eles como relevantes. Ou seja, precisam despertar a sensação de que “valeu a pena”.

Monetização dos pontos ou recompensas
O senso de urgência dos consumidores vem fazendo crescer os programas em que o prêmio vem em formato de dinheiro. Nesse sentido, os cashbacks se destacam, uma vez que, no lugar de pontos, as pessoas acumulam valores que podem ser utilizados na compra de produtos e serviços.

Programas com propósito
Além das premiações para o consumidor, associar as recompensas a contribuições a ONGs ou entidades beneficentes é algo que vai ganhar cada vez mais a preferência dos clientes, sobretudo os mais jovens. Já existem modelos no mercado que funcionam dessa maneira.

 

Algumas soluções de tecnologia começam a ser discutidas agora e outras, mais difundidas, ganham novas vertentes. Conheça 4 bons exemplos:

01. Dark Stores

São lojas que operam como pequenos centros de distribuição, de onde saem pedidos feitos pelos clientes por meio digital. Como estão localizados em pontos estratégicos das cidades, esses mini CDs permitem entregar rapidamente as compras – em alguns casos, em apenas algumas horas – e agilizam o sistema compre e retire.

Além de conferir capilaridade ao varejo, as dark stores possuem custo de operação bem menor do que o de um centro de distribuição tradicional. Outro fator interessante é que lojas com desempenho ruim podem ser transformadas no modelo, ajudando a rentabilizar o negócio.

Vale lembrar que também é possível operar com uma dark store híbrida. Nela, o espaço da loja é dividido entre uma área de separação de mercadoria, apenas para pedidos online, e outra de vendas, à qual o consumidor tem acesso para fazer compras.

02. Tecnologia 5G

É uma tecnologia de conexão móvel que pode ser até 20 vezes mais rápida do que as disponíveis atualmente. Por conta disso, acelera ainda mais o acesso a compras online, pois o consumidor poderá, por exemplo, visualizar mais rapidamente e com maior qualidade os produtos à venda, além de agilizar o pagamento.

Outra vantagem da tecnologia é a velocidade de transferência de dados. Vale citar também que o 5G poderá ajudar a difundir ainda mais o uso da internet das coisas e de realidade aumentada com o objetivo de melhorar a jornada de compras do consumidor.

03. Metaverso

Segundo os especialistas trata-se de uma combinação de várias tecnologias, como realidade virtual e aumentada, NFTs, que garante a autenticidade e exclusividade de um item, blockchain, criptomoedas, social commerce, etc. A partir delas, é possível criar um ambiente virtual em que as pessoas podem interagir e ter uma vida normal por meio de avatares. Como se trata de um “universo”, acredita-se que será possível criar lojas com experiências diferenciadas para os consumidores, além de oferecer sortimento customizado e estar presente em todos os momentos da compra.

Uma plataforma de metaverso para o varejo, com diversas funcionalidades, está sendo desenvolvida pela startup R2U. A ideia é que os varejistas tenham lojas nesse ambiente, lançando promoções e inovações e rompendo a barreira entre o físico e o digital. Já os consumidores poderão comprar produtos de suas marcas favoritas no mundo real e obter os NFTs referentes aos bens adquiridos para serem usados no metaverso. Isso impulsionará as vendas e estimulará o foco na construção de propriedades no metaverso.

04. Inteligência artificial

A tecnologia continurá evoluindo. Segundo avaliação do ICI (Instituto das Cidades Inteligentes), isso se deve ao fato de agrupar várias soluções, como redes neurais artificiais, sistemas de aprendizado, algoritmos, entre outras ferramentas que conseguem simular capacidades humanas. As soluções baseadas em IA permitem, por exemplo, desenvolver produtos personalizados, diminuir custos, mitigar falhas, ser preditivo, etc.

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