Supermercados começam a registrar falta de café nas prateleiras

Avaliação:

(11 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

Estiagem, inflação elevada e perda do poder de compra e são alguns dos motivos que estão levando a ruptura do produto

Foto: istock

Levantamento realizado pela Neogrid, empresa de software para o monitoramento do varejo, mostra que o café começou a faltar nas prateleiras dos supermercados.  A queda na safra e a inflação do café, que levaram o consumidor a reduzir a compra dos grãos gourmet para buscar o torrado e moído tradicional mais barato, são alguns dos motivos para essa ruptura do produto nos supermercados.

O café moído foi o segundo item do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que mais subiu no ano passado. A variação chegou a 50,24%. A falta de chuvas e as geadas castigaram plantações em estados como Minas Gerais. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no ano passado houve um recuo de 24,4% na produção do café. O ano foi de baixa no ciclo bianual do café arábica, situação acentuada pela seca prolongada.

O diretor da Neogrid, Robson Munhoz, destaca uma conjunção de fatores que impulsionaram o chamado índice de ruptura: estiagem, cenário de recessão, inflação elevada, perda do poder de compra, aumento de preço dos cafés especiais e, consequentemente, alta na demanda por produtos mais baratos.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                         LinkedIn                                                                                                        ,                                                                                                        Instagram                                                                                                        e                                                                                                        Facebook

Fonte: Folha de S.Paulo

Veja mais sobre: Neogrid, Cafe, IPCA, Conab

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade