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(5 Avaliações)Reportagem SA+ - 12/02/2021
Varejista precisa ser assertivo nas opções que oferece, já que consumidor diminuiu frequência e tempo no PDV
Foto: iStock
Se há uma certeza que a pandemia trouxe em relação ao consumo é a mudança no comportamento do consumidor. É certo que as visitas aos supermercados diminuíram, a preocupação com alimentação saudável aumentou, assim como o tíquete médio. Segundo Leila Okumura, co-fundadora da Local.e, plataforma digital que conecta varejistas e marcas locais, esses novos hábitos exigem a revisão do sortimento de produtos.
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Estudo da Nielsen pontua que os consumidores reduziram a frequência de visitas aos supermercados, assim como estão passando menos tempo nas lojas. “Por conta disso é fundamental repensar a organização na loja para ajudar o cliente a encontrar o que procura de maneira rápida, como evitar grandes variações na exposição dos produtos”, explica.
A busca por alimentação saudável é outra preocupação que aumentou com a pandemia. Segundo Leila, as categorias de alimentos frescos e opções saudáveis tiveram aumento significativo em vendas. Como exemplo ela cita a rede Enxuto, que aumentou em 20% o número de SKUs da categoria de saudáveis e teve um aumento de 12% em vendas no segmento.
A empresária destaca também o aumento do consumo de bebidas e produtos associados à indulgência durante a pandemia. Fatores que pedem uma revisão na categoria de bebidas com o aumento da diversidade de produtos. Assim como maior sortimento de produtos de indulgência, como doces e chocolates.
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