Setor de supermercados supera a marca de 54 mil lojas

Avaliação:

(4 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Estudo da CNC mostra que o autosserviço alimentar respondeu por um quarto do total de pontos de vendas inaugurados no ano passado

Foto: istock

Estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o setor de hipermercados, supermercados e minimercados fechou o ano de 2021 com um saldo de 54,09 mil pontos de vendas em funcionamento, bem a frente da quantidade de lojas em operação de outros segmentos varejistas, como lojas de eletrodomésticos e utilidades domésticas (38,72 mil) e de vestuário, calçados e acessórios (28,34 mil). 

De acordo com o economista da CNC, responsável pela pesquisa, Fabio Bentes, a liderança dos setores de supermercados e eletrodomésticos em número de lojas reflete o consumo doméstico que ganhou  prioridade com o isolamento social imposto pela pandemia.

O setor supermercadista liderou a fila de inaugurações. Para se ter uma ideia, no período, o Carrefour abriu 14 lojas de vizinhança e um supermercado. "Em 2020 fizemos o que tinha sido previsto em 2019 e seguramos um pouco, esperando a pandemia passar", explica João Gravata, diretor de Proximidade do Grupo Carrefour. Mas em 2021, a empresa correu para aprovar e colocar em operação mais lojas num curto espaço de tempo.

O que motivou esse avanço foi a oportunidade de mercado que se abriu com a pandemia. "Identificamos áreas que não estavam sendo plenamente atendidas." A pandemia fez aflorar uma demanda por alimentos muito próxima da casa dos brasileiros por causa das restrições à circulação. Por isso, a varejista apostou em lojas de vizinhança, especialmente as autônomas, aquelas que funcionam 24 horas dentro de condomínios, sem a interação com os vendedores.

Hoje o Grupo tem 144 lojas de proximidade com a bandeira Express e a perspectiva para 2022 é acelerar a abertura de pontos de venda nesse formato na Grande São Paulo.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                                   LinkedIn                                                                                                                  ,                                                                                                                  Instagram                                                                                                                  e                                                                                                                  Facebook   

Fonte: Terra

Veja mais sobre: supermercados, CNC, Carrefour

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade