Sainsbury's, Tesco e Heineken: como essas gigantes estão combatendo o uso excessivo de plástico

Avaliação:

(12 Avaliações)

Vanda Maeda, de Londres (Inglaterra) -

Mesmo sendo tomadas em outros países, essas iniciativas são bastante práticas e podem ser adotadas por varejistas do Brasil a qualquer momento

Cada vez mais o consumidor do Reino Unido pressiona as empresas pela redução de plástico nas embalagens dos produtos. O tema ganhou maior adesão popular depois do documentário Blue Planet, que abordou o problema do lixo marinho. Mesmo se tratando de um assunto aparentemente distante dos supermercados, o varejo entrou no mira da população. Não por acaso:

800 mil toneladas de embalagens plásticas são encontradas em lojas de grandes redes varejistas do Reino Unido

O assunto é tão sério, que as autoridades estudam a criação de regras específicas para o canal. Está sendo analisado, por exemplo, que varejo e indústria paguem até 1 bilhão de libras ao ano em manutenção de depósitos para recebimento de garrafas plásticas devolvidas pelo consumidor. As empresas do setor e seus fornecedores, contudo, já estão se movimentando. Confira alguns exemplos do que está sendo feito na prática.

Sainsbury’s

515 toneladas/ano de embalagens plásticas É quanto utilizam as seções de hortifrútis e padaria na varejista

Nos próximos seis anos, a Sainsbury’s pretende introduzir a venda de leite e refrigerante em garrafas de vidro retornáveis

Compromisso: abolir saquinhos plásticos dos hortifrútis e da padaria

Principal medida: disponibilizar sacos reutilizáveis, com custo de 30 centavos de libra. A rede também incentiva o cliente a levar sua própria embalagem

Outras iniciativas:

  • A Sainsbury’s está oferecendo em 15 unidades na Inglaterra e no País de Gales a possibilidade de o cliente reciclar suas embalagens plásticas nas lojas. A ideia é alcançar 1000 unidades por dia em cada filial
  • Nas compras online, a ideia é utilizar principalmente caixas de papelão
  • A empresa pretende reduzir 36 toneladas de plástico ao ano eliminando bandejas plásticas em que são acomodados os queijos
  • Também está lançando uma ferramenta online que permite a clientes, parceiros e fornecedores enviar ideias para diminuir o uso desse tipo de material

Tesco

Compromisso: eliminar bandejas de plástico do setor de hortifrútis, das refeições prontas e das tampas de iogurtes, além de canudos


Principal medida: retirar do sortimento marcas cujas embalagens são produzidas com plásticos não recicláveis, sobretudo nos alimentos

Outras iniciativas

  • Eliminar tampas de plástico secundárias de produtos como cremes e cereais, além de garrafões plásticos
  • Abrir mão de 200 mil sacos utilizados para embalar roupas e cartões de felicitações
  • Adoção de embalagens de papel nas seções de FLV (frutas, legumes e verduras) e de padaria

“Ao focar soluções que podem ser aplicadas em todas as nossas lojas e na cadeia de suprimentos no Reino Unido, podemos fazer uma grande diferença e alcançar escala real em nossos esforços para combater o plástico”

DAVE LEWIS
Executivo-chefe da Tesco

O que as indústrias estão fazendo

HEINEKEN
Está substituindo os anéis e o plástico usados em packs de seis latas por um papelão ecológico capaz de suportar o peso dos produtos. O Reino Unido será o primeiro mercado – de um total de 190 – a introduzir a novidade. O investimento será de 22 milhões de libras em tecnologia e produção para a inovação chegar aos consumidores locais a partir de abril deste ano. Anualmente, a companhia movimenta em torno de 530 milhões desses packs no Reino Unido

BUDWEISER
A empresa também anunciou a remoção desses anéis de embalagens descartáveis de suas cervejas
 

DIAGEO
Vai substituir gradualmente o plástico por papelão em seus packs de cerveja Guinness, Harp, Rockshore e Smithwick


CARLSBERG
A marca passará a utilizar, no lugar desse material, cola reciclável DAVE LEWIS Executivo-chefe da Tesco

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn ,    Instagram e   Facebook !  

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade