Saiba quais são os três pilares para fazer uma empresa crescer e ganhar escala

Avaliação:

(3 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

Durante o Brazil at Silicon Valley, o ex-CEO da AB Inbev mostrou como tornou a companhia a maior cervejaria do mundo

Foto: Stock Adobe

Durante participação no Brazil at Silicon Valley, Carlos Brito, ex-CEO da AB InBev, que esteve a frente da companhia por 15 ano, revelou os três pilares que ele adotou para fazer da companhia a maior cervejaria do mundo. São eles: comunicação, competência e coragem. 

1- Comunicação

“Ninguém lava um carro alugado e uma empresa bem-sucedida não quer e não pode ser, para o funcionário, um carro alugado. É importante que o grande sonho da companhia seja compartilhado a ponto de inspirar pessoas de diferentes países, das mais variadas culturas. Uma internacionalização bem-sucedida só acontece assim: com todo mundo engajado.”

2- Coragem

Tomar decisões é aceitar correr riscos e isso pede coragem. A liderança precisa ter essa valentia, abraçando as falhas como um aprendizado. Gosto de dizer que, assim como Copérnico mostrou que o centro do universo não era a Terra, mas sim o Sol, um líder tem de lembrar a todos que o centro do universo não é a empresa em si, mas o consumidor. E, às vezes, é preciso fazer escolhas que talvez não sejam as melhores para o negócio, mas são para os consumidores”.

3- Competência

Padrões e processos são necessários para crescer. Você pode ter uma empresa muito humanizada e tratar tudo com bastante informalidade, mas quando quer ganhar escala, é preciso ter protocolos que se traduzam para outras culturas e línguas. A competência de gerir um time multicultural está justamente nisso, em criar uma cultura que não têm atritos ao cruzar uma fronteira. Acho que, no nosso caso (da AB InBev), a nossa liderança era baseada no bom senso, o que tornava as coisas mais fáceis. Também contou para o nosso sucesso o fato de sermos uma empresa pública, mas controlada por um grupo privado. Esse controle nos deu, em muitos casos, a autonomia para ir contra a correnteza e fazer o que achávamos mais acertado a longo prazo”.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                  LinkedIn                  ,                  Instagram                  e                   Facebook

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade