Saiba quais formatos de loja perderam mais vendas

Avaliação:

(14 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Queda de faturamento ficou entre 6% e 20% nos principais canais do varejo alimentar

Foto: iStock

O varejo alimentar como um todo registrou queda de 2,4% nas vendas em 2021, conforme estudo da McKinsey publicado pelo Estadão. Entre os principais formatos, o único crescimento (+10%) veio do atacarejo.  

Quem mais sofreu foram os hipermercados, nos quais as vendas despencaram 20% na comparação com o faturamento de 2020. Há anos esse formato apresentava resultados ruins, no entanto as compras de abastecimento nos primeiros meses da pandemia, em meados do ano passado, haviam dado novo gás a essas grandes lojas. O levantamento da McKinsey mostra que o bom momento durou pouco. Vale lembrar que o Extra Hiper, uma das maiores redes do segmento, encerrou recentemente suas atividades, com algumas unidades tendo fechado as portas ainda em 2021.

Os demais formatos do varejo alimentar apresentaram índices parecidos de queda nas vendas durante o ano passado. Nas lojas de conveniência a redução foi de 9%, enquanto o varejo tradicional e os supermercados registraram, respectivamente, resultados 7% e 6% inferiores ao ano anterior.

Com a população com renda em declínio e um cenário de inflação fora de controle, uma grande parcela da população precisa encontrar preços baixos, e o canal que tem entregado esse benefício de forma mais assertiva é o atacarejo.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                              LinkedIn                                                                                                             ,                                                                                                             Instagram                                                                                                             e                                                                                                             Facebook

   

Fonte: Estadão

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade