Saiba o que o grupo Mateus está fazendo para driblar a inflação

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Reportagem SA+ -

Ações internas de revisão de gastos e de incentivo à venda são algumas das iniciativas que estão sendo adotadas

Foto: Divulgação

O grupo Mateus está adotando algumas iniciativas para driblar a inflação e manter seu plano de expansão para este ano, que prevê a abertura de 45 a 50 lojas em todo o país, sendo a maior parte delas nas regiões da Bahia, Pernambuco, Sergipe , Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

De acordo com o presidente do grupo Ilson Mateus Rodrigues, ainda há uma pressão inflacionária no setor, e em algumas lojas foi verificada perda no valor do tíquete de compra de cliente. Mas, mesmo com este cenário adverso, ele acredita que é necessário continuar ocupando espaços e, para fazer isso num ambiente de receita mais pressionada e aumento de despesas pela rápida expansão, é necessário buscar ações internas de revisão de gastos e de incentivo à venda. Além disso, está ele está distribuindo mais lojas pela sua rota de abastecimento, buscando diluir os custos logísticos, além de encurtar o intervalo entre abertura de unidades de atacado de distribuição e de atacarejo.

De acordo com alguns analistas de mercado, manter a expansão e administrar esse efeito em caixa e nas margens é um dos nós do mercado. Apesar desses investimentos aumentarem a saída de recursos em curto espaço de tempo, o grupo Mateus tem caixa para isso ( R$ 960 milhões em setembro), resultado da oferta de ações realizada em 2020, quando captou R$  3 bilhões.

“Estamos tentando ocupar o máximo de espaço que pudermos. A maior parte dos investimentos em 2022 vai para as áreas onde ainda o grupo não atua. Mas estamos mais atentos a esse equilíbrio entre aberturas, despesas e rentabilidade”, disse ele. “É o que a gente fez nos últimos seis, sete anos e quer continuar fazendo, não é diferente. Mas estamos fazendo esse equilíbrio com muita mais atenção”.

O executivo afirmou ainda que a velocidade da receita deve subir, mas não quis citar prazo. “Vamos retomar crescimento mais rápido com as novas lojas, e o amadurecimento daquelas que já fomos abrindo [também tem efeito]. Estamos com bastante lojas mais maduras e estamos trabalhando com uma estimativa de geração de caixa”, afirma. Em 2019 foram abertas 24; em 2020, 39; e em 2021, 42 pontos. A projeção de 45 a 50 unidades abertas deve se estender nos próximos anos.

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Fonte: Valor Econômico

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