Saiba como varejistas estão trabalhando uma categoria que não para de crescer

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Reportagem SA+ -

Variedade no sortimento e ações promocionais impulsionam consumo indulgente queridinho do brasileiro neste momento

Matéria atualizada dia 24/06/2022, às 07h39

 

Foto: Divulgação

De olho no potencial de vendas vinhos com a chegada do frio, varejistas e indústrias têm investido em ações para atrair e incentivar ainda mais o consumo da bebida que ganha espaço cesta do shopper, ocupando o lugar, muitas vezes, da famosa cerveja. 

 

R$ 6 milhões em vendas com redução de imposto

Com 400 rótulos à disposição do varejista, a Cantu  vem apostando em ações diversificadas para o setor. Até julho, por exemplo, a companhia realiza uma promoção voltada ao inverno com descontos, brindes e bonificações em diversas linhas de produtos.

Outra iniciativa foi a campanha “Imposto Zero”. Nela, a Cantu zerou taxas em todo o seu portfólio, chegando a descontos de até 45% em vinhos. Em apenas dois dias, a empresa atingiu R$ 6 milhões em vendas. Entre as estratégias para continuar crescendo em 2022, estão investimentos nas áreas de pessoas, tecnologia e trade marketing e, principalmente, treinamentos e desenvolvimento dos estabelecimentos on-trade e off-trade.

A Cantu, que pertence ao Grupo Wine, comercializa vinhos de mais de 50 produtores de 14 países, incluindo marcas como Ventisquero, Susana Balbo, Yellow Tail, Ramón Bilbao, Quinta de Bons Ventos, Torres, entre outras. Em 2021, vendeu mais de 10 milhões de garrafas de vinhos e, para 2022, a meta é ultrapassar 11 milhões.  


Ampliação do portfólio

A   Casa Flora está investindo na ampliação da oferta de vinhos e passa a importar e distribuir no Brasil os vinhos da vinícola argentina Bodega Norton . Conhecida como um dos maiores grupos de vinho da Argentina, com presença em mais de 70 países e vinhos altamente premiados, a marca Norton apresenta uma trajetória notória.

A Bodega Norton tem amplo portifólio, que conta com uma realidade heterogênea no varejo brasileiro. Um varejo premium, onde há espaço para linhas como Norton Altura e Norton Reserva. Paulo Amalfi, gestor da categoria de vinhos da Casa Flora, revela que, com a inclusão dessa linha no portfólio, a Casa Flora tem a expectativa importante de aumentar seu volume total.

“Acreditamos no portifólio Norton com entregas adequadas a cada perfil de cliente. Temos uma realidade heterogênea no varejo brasileiro. Desde um varejo premium, onde há espaço para linhas como Norton Altura e Norton Reserva. Em varejo mais amplo acreditamos muito em linhas como Norton Doc e Porteño, que tem uma alta”.
 
O especialista conta que, para incentivar o consumo, o time de vendas já recebeu atividades para o PDV e que investirão ainda na comunicação dentro dos principais varejos com tabloides, packs promocionais na linha Norton Doc, ações de degustação e, em alguns momentos especiais, ações promocionais. 


Festival de vinhos e música ao vivo

Fort Atacadista,  do  Grupo Pereira,  por exemplo, irá promover para o Festival Mundo dos Vinhos, que acontecerá em diversas unidades do Brasil.

A intenção com o festival é apresentar os diversos rótulos de qualidade e exclusivos presentes na Adega Fort - como MaCool, os chilenos Tubul e Gryphoz, Mosaico, de Portugal, Paso Grande, entre outros -, além de proporcionar um momento especial para seus clientes. Ao todo serão apresentados rótulos de 18 vinícolas, harmonização com queijos e vinhos e três tipos de massas. Todo esse clima será embalado por um Trio Jazz ao vivo.

“Reunimos um grande número de rótulos de alta qualidade e de diferentes países em nossa adega. O mais legal do festival é que os clientes do Fort Atacadista terão a oportunidade de degustar diversos vinhos antes de escolher o seu preferido. E ainda haverá ofertas especiais e parcelamento sem juros”, explica Gustavo Petry, gerente nacional de Marketing do Fort Atacadista.


Vinícola busca democratização do produto

A vinícola Aurora  tem trabalhado para democratizar e popularizar a cultura do vinho, apoiando iniciativas setoriais, oferecendo uma ampla gama de produtos para as mais diversas faixas de renda e nichos de mercado. São mais de 220 itens, divididos em 14 linhas, comercializados para todos os estados brasileiros e Distrito Federal, além do Exterior.

Embora o consumo de vinhos não seja sazonal e ocorra durante todo o ano, na Aurora, a estação mais fria representa 20% do total negociado no ano. Durante a época, 80% das comercializações são de vinhos tintos, 16% de brancos e 4% de rosés. 

“As principais estratégias da Aurora estão ligadas à qualidade, que já começa na matéria-prima, à tecnologia utilizada no campo e na indústria, à inovação na elaboração de produtos, com média de cinco lançamentos por ano, e aos canais de comercialização junto aos nossos parceiros. Procuramos oferecer um atendimento especial, de acordo com cada praça e cada perfil de consumidor, e os resultados deste trabalho tem sido ótimos”, destaca Hermínio Ficagna, diretor superintendente da Vinícola Aurora.

O executivo acredita que o espumante dever ser o destaque do ano. “Os brasileiros ainda associam a bebida aos dias frios, mas percebemos um aumento dos vinhos brancos e espumantes durante todo o ano, e não somente nos meses de calor, como em épocas passadas. O espumante, por exemplo, é a categoria que mais deve crescer em 2022, com uma estimativa de 20%. O brasileiro está descobrindo o espumante brasileiro, e está gostando muito. Ele deixou de ser consumido apenas nas celebrações”, revela.

A Aurora detém mais de 30% do market share em vinhos finos nacionais, sendo os atacados, varejos e distribuidores os principais canais de venda da marca. Por ano, a companhia envasa mais de 80 milhões de litros de vinhos e espumantes.

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