Saiba como usar a gamificação para fidelizar

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Reportagem SA+ -

Clientes estão cada vez mais em busca de descontos e brindes

Foto: Stock Adobe

A gamificação vem ganhando espaço no varejo como alternativa para fidelização de clientes. Para entender o comportamento do consumidor, algo essencial nas estratégias de negócios e para impulsionar marcas no varejo, as empresas estão utilizando o marketing de experiência, onde utilizam o lado lúdico dos jogos para desenvolver ferramentas para atrair clientes e oferecer recompensas em formas de brindes.

De acordo com Erica Bakonyi, pesquisadora em segurança de dados do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV, as recompensas não são realmente gratuitas. Neste caso, o pagamento se dá por meio de informações dos usuários. Erica ressalta ainda que é necessário estar atento aos golpes, já que a entrega de dados pessoais na internet pode gerar dores de cabeça em caso de vazamento de informações.

Para Henrique de Melo Franco, presidente do Gelt, startup de marketing que concede cashback por meio de gamificação, essa troca de informação por brinde auxilia empresas a entender o comportamento do cliente.

As recompensas nesse segmento são as mais variadas. Na plataforma  Mimoo, por exemplo, os usuários podem escolher itens de alimentação, higiene e perfumaria. Embora ligada ao virtual, algumas atividades do mundo físico também começam a ser ‘gamificadas’. É o que faz a healthtech VIK, que oferece pagamentos em Pix de até R$ 100 para clientes que atinjam metas de exercícios semanais. “Incentivamos as pessoas a mudarem os hábitos”, diz Pedro Reis, presidente da empresa.

Para Rejane Tomoto, da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar), os programas de fidelidade com entregas de brindes já são um clássico entre as companhias. A novidade é o uso da tecnologia para promover o modelo de negócio. Mas a especialista alerta para o fato de que a estratégia de marketing dessas empresas pode criar falsas necessidades e atrapalhar a vida financeira dos consumidores. “No fim, esses programas de recompensa são uma forma de as empresas venderem mais.”

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Fonte: O Estado de S.Paulo

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