Avaliação:
(2 Avaliações)Reportagem SA+ - 30/12/2021
Frete e cadastro longo são alguns dos motivos que levam o consumidor a desistir da compra
Foto: istock
Levar o consumidor a conclui suas compras no e-commerce ainda é um dos grandes desafios das empresas. Segundo pesquisa do instituto Baymard, cerca de 69,82% dos carrinhos são abandonados nas compras online. Para ajudar as empresas neste desafio, o head de produto da All iN | Social Miner, Ricardo Rodrigues, dá seis dicas que podem evitar o abandono do carrinho.
1.Seja claro quanto ao frete
Os consumidores tendem a não querer pagar fretes altos e, muitas vezes por falta de transparência, descobrem o valor só no fim da compra, após o cadastro. Isso, além da perda da venda, gera uma experiência ruim. Procure deixar claro este ponto, oferecendo na mesma tela de compra a opção de calcular o valor da entrega e, se possível, variadas possibilidades de preço.
2. Cadastro muito longo
Apesar de importante para obter informações sobre o seu cliente, um cadastro muito longo ou travado pode levar ao abandono do carrinho. Procure pedir só as principais informações, com opções de login mais fáceis e de fácil preenchimento. Garanta que tudo esteja de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados e demais regras.
3. Promoções confusas
Imagine que você quer comprar uma camiseta e vê um bom modelo em promoção. Porém, na hora de finalizar a compra, descobre que o desconto vale apenas para um tamanho específico, que não é o seu. Isso, além de levar ao abandono de carrinho, gera uma experiência ruim para o cliente. Seja claro e objetivo nas suas comunicações.
4. Tenha um site seguro
Se o consumidor não sentir confiança no site, ele não vai finalizar a transação. Invista em certificados de segurança SSL e em plataformas de e-commerce confiáveis para evitar este problema.
5. Meio de pagamento
A plataforma de pagamento deve oferecer variedade de bandeiras, opções de parcelamento e diferentes modalidades de pagamento, como crédito, boleto e PIX. Aqui também é importante investir em um fornecedor confiável, que ofereça segurança — para você e seu cliente — na hora da compra.
6. Use os dados a seu favor
Um abandono de carrinho pode oferecer informações importantes para o seu negócio. O cliente abandonou porque não tinha o produto em estoque? O frete estava muito caro? Estava só pesquisando? Extraia dessas situações insights para melhorar o seu e-commerce e utilize em campanhas de marketing.
Se o frete estava muito caro, talvez valha a pena oferecer por e-mail marketing o frete grátis para esse cliente. Se o produto que ele procurava está em falta, que tal oferecer um similar? O carrinho abandonado não precisa ser o fim da sua interação com esse cliente, mas sim uma oportunidade para conquistá-lo.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram