Saiba como evitar o abandono do carrinho no e-commerce

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Reportagem SA+ -

Frete e cadastro longo são alguns dos motivos que levam o consumidor a desistir da compra

Foto: istock

Levar o consumidor a conclui suas compras no e-commerce ainda é um dos grandes desafios das empresas. Segundo pesquisa do instituto Baymard, cerca de 69,82% dos carrinhos são abandonados nas compras online. Para ajudar as empresas neste desafio, o head de produto da All iN | Social Miner, Ricardo Rodrigues, dá seis dicas que podem evitar o abandono do carrinho.

1.Seja claro quanto ao frete

Os consumidores tendem a não querer pagar fretes altos e, muitas vezes por falta de transparência, descobrem o valor só no fim da compra, após o cadastro. Isso, além da perda da venda, gera uma experiência ruim. Procure deixar claro este ponto, oferecendo na mesma tela de compra a opção de calcular o valor da entrega e, se possível, variadas possibilidades de preço.

2. Cadastro muito longo

Apesar de importante para obter informações sobre o seu cliente, um cadastro muito longo ou travado pode levar ao abandono do carrinho. Procure pedir só as principais informações, com opções de login mais fáceis e de fácil preenchimento. Garanta que tudo esteja de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados e demais regras.

3. Promoções confusas

Imagine que você quer comprar uma camiseta e vê um bom modelo em promoção. Porém, na hora de finalizar a compra, descobre que o desconto vale apenas para um tamanho específico, que não é o seu. Isso, além de levar ao abandono de carrinho, gera uma experiência ruim para o cliente. Seja claro e objetivo nas suas comunicações.

4. Tenha um site seguro

Se o consumidor não sentir confiança no site, ele não vai finalizar a transação. Invista em certificados de segurança SSL e em plataformas de e-commerce confiáveis para evitar este problema.

5. Meio de pagamento

A plataforma de pagamento deve oferecer variedade de bandeiras, opções de parcelamento e diferentes modalidades de pagamento, como crédito, boleto e PIX. Aqui também é importante investir em um fornecedor confiável, que ofereça segurança — para você e seu cliente — na hora da compra.

6.  Use os dados a seu favor

Um abandono de carrinho pode oferecer informações importantes para o seu negócio. O cliente abandonou porque não tinha o produto em estoque? O frete estava muito caro? Estava só pesquisando? Extraia dessas situações insights para melhorar o seu e-commerce e utilize em campanhas de marketing.

 Se o frete estava muito caro, talvez valha a pena oferecer por e-mail marketing o frete grátis para esse cliente. Se o produto que ele procurava está em falta, que tal oferecer um similar? O carrinho abandonado não precisa ser o fim da sua interação com esse cliente, mas sim uma oportunidade para conquistá-lo.

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