Saiba como a Nestlé dobrou taxa de conversão no e-commerce

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Reportagem SA Varejo -

Tecnologia utilizada também favorece varejos que comercializam produtos da empresa

Foto: iStock

Em meio ao crescimento do e-commerce durante a pandemia, a Nestlé aderiu a soluções de inteligência artificial para melhorar a experiência de compra online dos consumidores.

A ferramenta escolhida foi o  2Buy , criado pela Lett – startup de tecnologia e especialista em Trade Marketing Digital –, que usa dados de geolocalização para personalizar campanhas de mídia desenvolvidas por equipes de marketing ou e-commerce, em redes sociais ou no próprio site institucional da marca. O recurso mostra para o consumidor em qual loja online ele pode comprar o produto que deseja, de acordo com a sua região. 

“Começamos a usar o 2Buy no início da pandemia. As ferramentas que tínhamos eram globais e não nos atendiam mais. Precisamos direcionar mais vendas para os nossos e-commerces, enquanto eles não estavam tão desenvolvidos. A marca precisava de uma solução que tivesse proximidade com os varejistas para a criação de campanhas em mídias de forma efetiva. ”, explica Renan Gothard- E-commerce e Transformação Digital da Nestlé.

Com as mudanças na execução digital, a Nestlé aprimorou a experiência de compra dos e-shoppers, o que gerou resultados na performance das vendas na empresa. Em uma única campanha, a taxa de conversão da marca saltou de 4% para 8% ao mostrar para os consumidores onde eles poderiam comprar os produtos desejados.

Agora, a ferramenta criada pela Lett passou a fazer parte do pilar da estratégia digital da Nestlé. Neste momento, a companhia está com duas campanhas ativas para o Brasil todo: a Nestlé por você e a Chocolate Baton . Nos sites, a marca fez a seleção dos produtos, escolheu os varejos de acordo com os critérios de uma boa experiência de compra, como disponibilidade, conteúdo completo e preço. A ferramenta atua como um agregador de produtos e varejos online, de acordo com a geolocalização dos consumidores. Portanto, quando o e-shopper escolhe o item que deseja, ele é direcionado ao e-commerce em que o produto está em estoque.

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