Revisar o sortimento é preciso

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Reportagem SA Varejo -

Importante em todos os momentos, gestão de categorias se torna crucial neste período tão atípico

Vista como ação estratégica, a gestão de categorias pode fazer a diferença para o varejo neste ano atípico. Afinal, as vendas crescem, o supply não sai da pauta de discussão com os fornecedores e as margens tendem a ser pressionadas. E o consumidor, como fica nessa história? Justamente para ajudar a responder a essa pergunta entregamos a você a edição Especial de Categorias, revista impressa da SA Varejo no mês de abril, que faz parte da nossa Solução Sortimento – conjunto de pesquisas e edições que visam abordar, além do GC, as marcas e os fornecedores com maior preferência do varejo (aguarde as edições de abril e maio).

Clique aqui para ter acesso ao conteúdo completo!

Mais do que nunca é importante revisar categorias, colocando ênfase sobre o mix e a execução. Com isso, é possível atender o desejo mais latente do cliente: encontrar o que procura de forma rápida e fácil nas lojas. É com esse intuito que você encontrará nas próximas páginas um apanhado das informações mais relevantes para tomar decisões nesse sentido em categorias que agregam para os seus negócios. Elas vão desde a árvore de decisão e os resultados alcançados por sua aplicação prática até sortimento ideal, exposição recomendada, como trabalhar o e-commerce, etc. Os dados são fruto de levantamento feito por SA Varejo entre os principais fornecedores de cada categoria.

Tecnologia é essencial na reavaliação das categorias

Daqui para a frente, as análises terão de ser feitas com maior frequência, uma vez que o cenário econômico e de negócios tem sido exposto a muitas incertezas. O consumidor responde às oscilações muito rapidamente e – o mais importante – de maneiras que, muitas vezes, nos surpreendem. Quer um exemplo? Quem acreditaria, no início da pandemia, que as cervejas especiais – que custam mais – teriam uma procura tão grande como aconteceu no ano passado? E quanto aos novos atributos buscados nos itens de limpeza?

Para acompanhar o ritmo de tudo isso, o varejo precisa contar com soluções e ferramentas. Além de ajudar a identificar logo as alterações nos hábitos do shopper e do consumidor, elas contribuem para a tomada de decisões mais assertivas e, portanto, para a satisfação e a fidelização de quem frequenta as lojas.

As soluções disponíveis no mercado permitem ao varejo:

  • Conhecer hábitos e comportamentos do cliente
  • Relacionar-se de maneira customizada com o consumidor
  • Realizar ações promocionais mais personalizadas
  • Incentivar o sell out de forma mais eficiente e com melhores resultados
  • Evitar ruptura nas gôndolas
  • Entender o que o cliente busca e ajustar operação
  • Definir sortimento de forma mais efetiva
  • Trabalhar a execução de maneira mais eficiente, entre outras possibilidades

 

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