Relatório aponta que o setor supermercadista terá que ter “jogo de cintura”

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Reportagem SA+ -

Documento traz análises do mercado e uma prévia do desempenho do Assaí Atacadista, GPA e do Carrefour no primeiro trimestre do ano

Foto: Divulgação

Relatório da Genial Investimentos aponta que o setor supermercadista terá que ter “jogo de cintura” para manejar a alta global dos preços, desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, e ainda manter margens equilibradas. 

Nas expectativas da corretora, os impactos positivos do atacarejo e das lojas de proximidades devem se destacar nos resultados. De acordo com o documento, o modelo de atacarejo ganhou relevância no dia a dia do consumidor, na medida em que a inflação vem apresentado alta.

Atualmente, com uma cesta básica 14% mais cara no acumulado de 12 meses, o atacado faz com que as empresas consigam reduzir os preços unitários, com despesas de lojas diluías por quantidade de itens vendidos. Com isso, o atacarejo comprime a margem bruta pelo volume de vendas.

Outro segmento destacado pela corretora é o de proximidade, que promete alta rentabilidade e margens.

O relatório analisa o desempenho do  Assaí Atacadista,  GPA  e do  Carrefour  no primeiro trimestre do ano. Os dados são uma estimativa, já que a divulgação oficial de balanço dessas empresas começa amanhã.

Assaí

Considerando os resultados não auditados divulgados pela rede, a Genial estima que a receita bruta deve subir 21% no ano, número conquistado pela alta performance das 32 lojas inauguradas nos últimos 12 meses.

Para o lucro, no entanto, a expectativa não é a mesma. A corretora crê que a forte maturação de lojas inauguradas fará com que a rede use parte de sua margem bruta para baratear mercadorias e conquistar mais clientes, fazendo com que o indicador fique próximo dos 16%, nível semelhante ao 1T21.

Com a inauguração das lojas se concentrando entre o último trimestre de 2021 e os três primeiros meses de 2022, a Genial espera um aumento nas despesas operacionais comprimindo a margem Ebitda, ajustada em 70 pontos base com relação ao 1T21, atingindo R$ 700 milhões.

A expectativa para o lucro líquido é de R$ 236 milhões, com margem sofrendo compressão de 40 pontos-base na comparação anual, principalmente devido a um aumento das despesas financeiras e novas captações de R$ 3 bilhões no último trimestre.

A empresa divulgará seus resultados no dia 9 de maio.

Carrefour

Para as vendas no período, a expectativa é de aumento de 14,5%, com destaque de faturamento e crescimento no atacarejo proporcionado pelo Atacadão — com vendas online já representando 2,3% do total do modelo.

No varejo, o crescimento é de apenas 1% na comparação com o mesmo período de 2021, refletindo as margens pressionadas no período para manter os preços competitivos.

Para a margem Ebitda, a expectativa é de redução de 50 pontos-base, indo a 6,2% e de 30 pontos-base para a margem líquida, para 2,2%.

Os resultados do grupo serão divulgados no dia 5 de maio.

GPA

Para a GPA, as perspectivas são de resultado “fraco”. De acordo com o documento, os supermercados Premium, como o Pão de Açúcar, carro-chefe do grupo, sofreram forte queda. Além disso, no período a empresa teve ruptura de sua cadeia logística ao vender suas unidades de hipermercados. Ainda assim, mesmo em meio ao desinvestimento, o Pão de Açúcar ainda é esperado pela Genial para “outperformar” no setor.

A corretora observa que as lojas de proximidade, como Minuto Pão de Açúcar e o Minimercado Extra, devem ser o grande destaque, mesmo que com representações proporcionalmente pequenas.

A margem bruta esperada é de 26,7%, estável ante o primeiro trimestre do ano passado,  e deve chamar atenção as despesas operacionais — como custos envolvendo a venda de unidades — pressionando a margem Ebitda ajustada, que deve rondar os 8,1%, em queda de 12,5 pontos-base ante o mesmo período de 2021.

O GPA divulga resultado hoje, 4 de maio, no final do dia.

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Fonte: Money Times

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