Rede investe em encarte digital e despesa com distribuição do material impresso cai 40%

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Reportagem SA+ -

Empresa promoveu intensa divulgação do aplicativo como canal de comunicação direto entre o estabelecimento e o consumidor.

Foto: Divulgação

O Supermercados Guanabara contratou a solução de CRM da Idever para suprir a carência de melhor entendimento do hábito de consumo dos clientes e estreitar o relacionamento com os consumidores. Com isso, a rede conseguiu uma economia de 40% no valor investido na distribuição de encartes na rua com a adesão dos clientes ao encarte digital no aplicativo. Este é um dos resultados mais significativos do clube de vantagens “Mais Amigo” criado em 2019. 

A solução adotada foi a oferta de produtos com desconto (preço 2) para captar e atrair clientes para o clube. As promoções são divulgadas nos encartes físico e digital, sendo que algumas são exclusivas no aplicativo.

Através das novas funcionalidades é possível verificar quais as páginas mais acessadas, quais ofertas possuem mais interações e quantos usuários estão acessando os encartes. A rede analisa as experiências de compras dos clientes e realiza segmentações de ofertas respeitando as preferências de cada um. Uma combinação de ações com mídias abertas, redes sociais e canais digitais diretos como SMS e aplicativo tem melhorado os resultados e conversões das ações de marketing.

Atualmente, o tíquete médio do clube é 39% maior do que do cliente não identificado e o Guanabara consegue mensurar precisamente o retorno e a taxa de conversão de vendas através do uso do aplicativo. A inteligência dos dados do CRM também está sendo utilizada para validar o tipo de comunicação com cada cliente, sendo fonte de informação para a abertura de novos modelos de negócio.

Uma dessas iniciativas foi presentear e surpreender um grupo de clientes com a entrega de cesta com produtos do perfil do cliente no dia do Cliente. "O Clube Amigo não é um clube de desconto é um clube de fidelidade e relacionamento. Nós temos mais ações de relacionamento do que desconto propriamente dito", explica Luciano Canteiro, gerente de marketing da rede.

No entanto, o diferencial do clube “Mais Amigo” é que não está voltado somente para clientes externos, os colaboradores são beneficiados por meio de parcerias com outros estabelecimentos que oferecem convites, descontos, brindes e prêmios aos colaboradores cadastrados no programa de fidelidade.

O futuro do programa de fidelidade da rede inclui a integração do CRM com o carrinho de compras do e-commerce, expandir as ações exclusivas para os colaboradores e a implementação de novos benefícios como o cashback. "Como temos algumas campanhas para todos os clientes ficamos medo de fazer um funil muito estreito só para clientes do clube, mas hoje quando a gente vê que tem mais de 100 mil clientes cadastrados, a gente está perdendo um pouco deste medo de não deixar ninguém de fora", revela Canteiro.

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