Rede Floresta busca gestor do mercado e amplia vendas e margem

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Sheila Hissa - redacao@savarejo.com.br -

Thiago Fontella, ex-Makro, implementou uma série de iniciativas nas 10 lojas no Sul Fluminense

Foto: Divulgação

A rede Floresta, do Sul Fluminense, passou por algumas atribulações, mas agora acerta o passo com um novo diretor executivo, recrutado no mercado. Desde que entrou na empresa, em julho do ano passado, o executivo Thiago Fontella, ex-Makro, implementou uma série de iniciativas, com bons resultados em vendas e margem.

A primeira decisão foi revitalizar as lojas para depois investir na expansão. As unidades estão recebendo novos equipamentos, investimentos em LED de última geração, além de melhoras na comunicação de cada setor. Algumas passam por mudanças de layout e introdução de novos setores. Caso da loja de Valença, que ganhou uma padaria.

No ano passado foram reinauguradas duas unidades e, até o fim do ano, outras duas estarão repaginadas. O sortimento foi reforçado com mais opções da linha saudável – sem lactose, vegana, sem glúten –, além de pratos prontos com proteína vegetal. E as vendas no delivery por meio de aplicativos de entrega foram iniciadas em três cidades, atendendo o consumidor local que ainda não conhecia esse tipo de serviço.

A reviravolta maior, entretanto, tem envolvido pessoas. A empresa voltou a apostar em treinamento e formação de novos líderes, além de estímulos de endomarketing para aumentar a satisfação dos colaboradores. Retomou a comemoração de aniversário e o reconhecimento ao funcionário do mês e passou a distribuir kits para as futuras mamães, entre outras iniciativas. Para Thiago, um bom clima organizacional motiva a equipe e colabora para o sucesso da organização.

A autonomia na tomada de decisões também tem sido fundamental para o engajamento do time, que, pela primeira vez, está sob a gestão de um profissional do mercado. “É bom ressaltar que a confiança dos acionistas tem sido determinante para a realização dos trabalhos e entrega dos resultados”, acredita o diretor.

20% REDUÇÃO DE PERDAS

A área de prevenção de perdas, que controlava os processos de maneira reativa, passou a atuar em conjunto com os demais setores, redefinindo processos e estabelecendo novos procedimentos, além de treinar as equipes. Resultado: as quebras diminuíram em 20% entre janeiro e agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. “Hoje, toda a empresa respira prevenção”, declara Thiago Fontella.

ORÇAMENTO VOLTOU À PAUTA

Nos últimos anos a rede deixou de trabalhar com planejamento orçamentário, o que foi retomado com a contratação de Thiago. Cada líder levantou oportunidades de redução de despesas. Muitas sugestões foram implantadas e, com isso, os custos caíram em 3%. Isso no período de janeiro a agosto deste ano. O percentual é festejado pelo diretor. “Reduzimos os gastos num cenário de inflação, com aumento de frete, de salário e de aluguéis.”

PERFIL DO FLORESTA

10 lojas posicionadas para o público em geral
8.000 SKUs no sortimento
Empresa contratou executivo de mercado em julho de 2020

20% aumento nas vendas em setembro, mês de aniversário, em relação às do ano passado

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