Rede Emporium elevou lucro com estratégia de precificação

Avaliação:

(3 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

Saiba o que foi feito para multiplicar a rentabilidade das 5 lojas em São Paulo

 

Foto: Divulgação

A rede paulista Emporium, com cinco lojas premium, multiplicou a rentabilidade com um sistema de estratégia de precificação e gestão de categoria desenvolvido pela Unitrier, empresa especializada em soluções para o varejo. As vendas cresceram 5,48% em 2021, em cima da base elevada de 2020. E o lucro líquido avançou importante 1,62%. Só não foi maior porque a mercearia salgada, puxada pelos alimentos básicos, teve um resultado negativo de 0,60%. As demais categorias ganharam impulso, registrando avanço de 1,70% a 4,20%

Foi em abril de 2020 que a Unitrier iniciou com o Emporium um trabalho totalmente voltado a Pricing Strategy e Gestão de Categorias. As estratégias foram definidas diretamente com os sócios da rede e a execução, decidida em conjunto com os responsáveis pela gestão de precificação e o departamento comercial da empresa. Semanalmente são realizadas análises do comportamento dos produtos, das marcas e categorias por meio de relatórios de curva ABCD de vendas e de rentabilidade.

As informações são geradas por meio do ERP do Emporium e processadas seguindo as estratégias adotadas pela ferramenta de inteligência de dados da própria Unitrier. A partir das análises, vem trabalho para melhorar o posicionamento dos produtos dentro das categorias e das marcas e revisar margem de contribuição por produto. Como o sistema contempla a gestão de categoria, é possível também avaliar a introdução ou exclusão de itens no sortimento e o desempenho de promoções. Outros pontos de análise são o custo de negociação com os fornecedores e a competitividade com os concorrentes.

“Vivemos um cenário dinâmico no varejo alimentar. De um lado, perdas, ruptura, desafios comerciais e de precificação. E, de outro, a transformação digital que processa toda essa complexidade em decisões assertivas e ágeis”. Lauro Júnior Bueno, CEO da Unitrier.

Nova solução
Há 12 anos no mercado, a Unitrier fez uma fusão recente com a Nexxera. Desde então, criou uma plataforma, a Shelf Pricing, já implantada em alguns varejistas. Em outubro ocorreu o lançamento oficial da plataforma. O sistema traz o uso de inteligência artificial e dados, e novos módulos que terão lançamento em breve. O primeiro deles trata de pricing, o segundo de supply, o terceiro de prevenção de perdas, o quarto de indicadores e metas, e o quinto traz a solução completa. A plataforma equaliza a ruptura para evitar excesso ou escassez de compra, traz gestão de vendas e competitividade. Entre as metas, contempla a de vendas com margem regular e margem promocional, a de giro e estoque, entre outras. O investimento corresponde a set up inicial + plano anual, e a ferramenta atende de pequenos supermercados (com estrutura enxuta de pessoas) até grandes companhias. A empresa vai lançar a versão mobile desse e outros sistemas até meados de 2022, após passar por validação e teste.

“A aplicação do Shelf, aliada a uma gestão de processos eficiente, pode resultar num aumento do lucro líquido de 1,50% e de até 80% na produtividade da gestão de categorias, precificação e ações de vendas” explica o CEO da empresa, Lauro Bueno

Leia também:

É hora de rever a precificação

Varejista não pode ficar refém da estratégia de preços do concorrente

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                   LinkedIn                                                                                                  ,                                                                                                  Instagram                                                                                                  e                                                                                                  Facebook   

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade