Rede de três lojas aumenta vendas em até 3% com solução de ruptura

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Alessandra Morita - alessandra.morita@savarejo.com.br -

Ferramenta de startup também ajudou varejista do interior paulista a elevar produtividade da equipe

Uma alta de 1% a 3% nas vendas em todos os setores de suas três lojas. Esse foi o resultado alcançado pela rede Pinheirão Super , de Avaré, interior de São Paulo, ao adotar uma solução da startup Bee Solutions , que combate a ruptura. Para Felipe Carvalho, diretor da varejista, somam-se a esses benefícios o aumento da produtividade dos repositores e a maior satisfação do consumidor. 

O IMP (Indicador de Mercadoria na Prateleira) aponta os produtos que estão em falta nas gôndolas, disparando alertas diários, específicos para cada filial. Além de informar os itens em ruptura na área de vendas, indica os que estão disponíveis no estoque. A ferramenta permite ainda identificar estoques virtuais

Arthur Amaral, fundador e CEO da Bee Solutions, explica que a solução trabalha com inteligência artificial. “O algoritmo possui uma acuracidade de 80% a 90%”, diz. Ao aderir à solução, o varejista precisa ter um banco com dados de venda, estoque, estrutura mercadológica e operacional. “Tudo funciona em nuvem e é dessa forma também que os dados transitam”, explica o empreendedor, que já foi executivo do GPA e do Walmart (atual Big). 

Segundo ele, como dispara os alertas automaticamente, a solução reduz o tempo gasto pelo repositor com auditorias de ruptura. “É daí e da maior agilidade no processo de reposição que vêm o aumento da produtividade”, completa Amaral.  

Ajuda para bater metas
No caso do Pinheirão, o diretor Felipe Carvalho conta que os colaboradores aderiram rapidamente ao IMP em função dos resultados alcançados. “O fato de as vendas aumentarem, pela maior presença dos produtos nas gôndolas, ajuda as equipes das lojas a baterem suas metas”, avalia. 

Ele conta que a solução começou a ser implementada na maior loja da rede, que tem 1.800 m2 de área de vendas. Após os objetivos serem alcançados, foi feito o roll out para as outras duas filiais, além da área comercial, que também utiliza a ferramenta. “Hoje, também usamos o IMP para ajustes de inventário e para conferência de produtos entregues nas unidades um dia antes e que ainda não foram enviados para as gôndolas”, diz Carvalho. 

Escalas de trabalho 
A Bee Solutions possui ainda uma solução que visa otimizar as escalas de trabalho, ajudando a reduzir em torno de 20% as despesas com folha de pagamento. “O mais interessante para o varejo é isso ser feito sem impactar o nível de serviço aos clientes”, explica Amaral. 

O SOE (Sistema de Otimização de Escala) define a quantidade de funcionários e as escalas de trabalho e folga considerando a demanda definida pelo varejo e as características do contrato de trabalho, entre outros pontos. 

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