Rede brasileira faz sucesso com formato premium e também com lojas de desconto

Avaliação:

(3 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

Atuação em dois segmentos ajuda a desenvolver estratégias mais específicas para cada público

Ter um posicionamento claro é essencial para enfrentar a concorrência no varejo alimentar, sobretudo num momento em que ela se multiplica e vem de todos os cantos. Afinal, quanto mais canais integram uma empresa varejista, mais competidores é preciso enfrentar. Por isso, definir uma proposta de valor é essencial para construir uma experiência de compra mais assertiva, o que se torna ainda mais complexo quando o objetivo é atrair todos os perfis de público.

Ciente disso, o Mercadinhos São Luiz (CE) atua em dois segmentos bastante claros, o que ajuda a desenvolver estratégias mais específicas para cada um. São eles:

Supermercados premium

Com uma marca já consolidada no Estado do Ceará, a proposta do Mercadinhos São Luiz é ter um atendimento diferenciado e ser reconhecido pela variedade e qualidade dos produtos. O sortimento permeia itens de alto valor agregado, nacionais e importados. O mix se diferencia inclusive com mercadorias de fornecedores locais, como coxinhas recheadas, bolinho de feijoada e croquete de carne de sol – todos congelados e com boa aceitação nas lojas. A amplitude do sortimento é observada também na área de hortifrútis, localizada na entrada da loja. O setor se destaca inclusive pela utilização de equipamentos, como expositores refrigerados e fechados para acomodação de folhagens e outras verduras, cujo design confere imagem de modernidade às filiais.

Lojas de hard discount

Já a bandeira Mercadão atua na ponta oposta e se posiciona como supermercado de desconto, voltado a preço baixo. Para manter a competitividade, as lojas operam com custos menores do que os de uma loja tradicional. Utilizam, por exemplo, exposição em pallets acomodando grande quantidade de mercadorias de alto giro. Enquanto os atacarejos trabalham com preços distintos para compras unitárias e de volume, no Mercadão as mercadorias contam com um único valor, não condicionado à quantidade adquirida. Engana-se quem imagina que, diante dessa proposta de valor, o Mercadão ofereça apenas marcas de preço baixo: o sortimento inclui marcas líderes e conhecidas do público, assim como categorias e segmentos de maior valor.


Fotos: Arquivo SA Varejo

 

Matéria original na revista de dezembro/2021

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                   LinkedIn                                                                                                  ,                                                                                                  Instagram                                                                                                  e                                                                                                  Facebook   

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade