Reconhecimento por imagem melhora atuação dos promotores nas lojas

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Reportagem SA Varejo -

Ao adotar essa tecnologia, indústria pode beneficiar o varejo

 

Fotos: Arquivo SA Varejo

Diminuição da ruptura, garantia de exposição que facilita a compra e dados mais precisos, permitindo uma melhor análise e, portanto, maior assertividade na tomada de decisão tanto pela indústria quanto pelo varejo. Esses são alguns dos benefícios associados à adoção, por parte da indústria, de tecnologia de reconhecimento por imagem no trabalho dos promotores.

Um exemplo do que existe no mercado é a ferramenta Involves Stage, que tem essa funcionalidade na solução. A partir do uso de inteligência artificial, fotos de gôndolas são transformadas em informações para o negócio. Conheça quatro principais benefícios dessa tecnologia para o setor:

Otimizar atuação dos promotores nas lojas

Ao utilizar a tecnologia de reconhecimento de imagem, o tempo para coleta de dados por esses profissionais cai. Isso porque eles só precisam fotografar a gôndola e inserir a imagem no sistema. Segundo Gabriel Vieira, head of image recognition da Involves, o tempo que sobra pode ser dedicado a atividades mais estratégicas em parceria com gerentes de loja. Veja o exemplo considerando que os promotores ficam 40 minutos em uma loja:

Obtenção de mais informações

Em função do processo mais rápido de apuração, o promotor também tem a possibilidade de coletar dados de outras marcas expostas nas gôndolas. Dessa forma, a indústria consegue fazer uma análise de toda a categoria, que pode resultar em estratégias mais assertivas que contribuirão para elevar o sell out do varejo.

Maior acuracidade dos dados

Quando o processo de apuração é manual, corre-se o risco de informações menos precisas. E esse é justamente um dos aspectos que podem ser melhorados utilizando-se a tecnologia de inteligência artificial. “Geralmente, a equipe de campo vai ao PDV levando uma série de pontos que precisam ser analisados, e o entendimento de cada promotor pode interferir nos dados que ele coleta. Por exemplo, alguns definem que um produto pode ser contabilizado dentro de determinado critério e outros entendem de forma diferente”, explica Gabriel.

Ganhos de eficiência

De acordo com o head da Involves, ter um grande volume de dados precisos e enviados em tempo real pela equipe de campo facilita para o pessoal interno de gestão a definição de uma estratégia de Loja Perfeita personalizada para cada PDV. Como consequência, as vendas dos supermercados aumentam. “Quando a equipe interna tem acesso à realidade exata de cada loja, como o reconhecimento por imagem proporciona, é possível pensar em ações que vão garantir melhores resultados para a marca”, conclui.

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