Produtos perto do vencimento viram opção de negócio

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Reportagem SA+ -

Crise levou consumidor a procurar itens mais baratos

Foto: iStock

A crise da pandemia do Covid-19, que levou à queda de renda e ao aumento do desemprego, fez crescer a demanda por produtos com prazo de validade próximo do vencimento. Isso acontece porque, para evitarem perdas, as redes varejistas oferecem esses produtos a preços menores, atraindo o interesse do consumidor que está com menos dinheiro no bolso.

De acordo com o CEO e Fundador da Precifica, Ricardo Ramos, a prática é muito positiva se considerarmos como parte do modelo de gestão sustentável. “O modelo de negócio não é novo. Dar descontos para produtos que serão perdidos é até comum. Mas a forma de lidar com isso evoluiu. Deixou de ser apenas uma tática de alguns estabelecimentos para se transformar, em alguns casos, em modelo de negócio”, explica o executivo.

Há anos existem supermercados conhecidos pelas indústrias como Fifos, sigla em inglês que significa first in, first out (o primeiro que entra, o primeiro que sai). São, normalmente, estabelecimentos pequenos localizados em vias comerciais centrais como a rua 25 de março, em São Paulo, que negociam a compra com descontos de produtos que os fabricantes precisam desovar o mais rapidamente possível e revendem aos consumidores finais com preços baixos. 

A maior procura por esse tipo de produtos abriu boas oportunidades de negócios a um número maior de empreendedores e a tecnologia fez surgir plataformas na internet atuando nos mesmos moldes desses pequenos comércios físicos. Além da ajuda em vender itens que seriam perdidos, esses aplicativos oferecem algumas vantagens. “Vamos pegar o varejo como exemplo. Uma pequena loja não tem muito poder de barganha junto ao distribuidor ou à indústria. Por meio do marketplace, a situação se inverte, pois a negociação envolve volumes maiores, já que vários comerciantes são atendidos ao mesmo tempo”, diz.

Outra vantagem é que essas plataformas contam com um modelo ágil e de baixo custo para divulgação das promoções, com alcance bem maior do que o de uma loja física. Além disso, o processo logístico é bem estruturado para realizar entregas rápidas. E como não existe regra que obrigue a comercialização apenas de produtos com prazo de validade próximo do fim, a prática serve de chamariz para que o cliente conheça o marketplace e as lojas parceiras e passe a comprar outros produtos aumentando o tíquete de vendas. Sem contar as questões de cunho ambiental e social. Menos desperdício e acessibilidade das famílias de menor renda a produtos que elas necessitam. 

Ramos, no entanto, chama atenção para o fato de que todo negócio só é duradouro se ele for planejado com essa finalidade, observando-se todas as situações possíveis. Se um negócio é montado tendo como base um momento econômico específico, ele tende a desaparecer tão logo o cenário mude.  

“Vivemos um momento difícil, agravado pela pandemia, mas que vai passar. Será que todos esses novos marketplaces estão preparados para os tempos de bonança, em que muitos consumidores podem voltar à cultura de consumo anterior? Pelos benefícios já descritos, fazer dos produtos com data de validade perto do fim um modelo de negócio é sustentável. Mas sem crise econômica ele deixa de ter a função de socorro à baixa renda e volta a ser parte de uma estratégia de gestão. E isso faz muita diferença na forma de tocar o negócio”, afirma.

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