Preço menor é estratégia inteligente para ganhar competitividade no hortifrúti?

Avaliação:

(4 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Especialistas compartilham suas visões sobre como trabalhar a seção

Foto: Stock Adobe

A diminuição do poder de consumo do shopper e as margens apertadas do varejista têm trazido um enorme desafio para todos os elos dessa cadeia que começa lá no produtor. A seção de perecíveis é um potencial atrativo, já que traz clientes de forma recorrente à loja. Assim, o hortifruti pode ser uma área bastante estratégia, mas de que forma explorá-la? Até que ponto vale a pena o varejista encolher suas margens

O hortifruti é um chamariz para a loja, pois o cliente vai para comprar um alface e acaba levando um biscoito, passando no açougue e na padaria, por exemplo. Por isso, muitos varejistas até colocam alguns produtos a preço de custo para trazer movimento. A estratégia só funciona se não prejudicar outras margens. Preço é fundamental, mas tem que ter lucro”, ressaltou Fabiano Polese, diretor da Expo Supermercados , durante Papo de Varejo sobre a concorrência dos hortifrutis

Promoções e dias de feiras são interessantes porque atraem um público recorrente, que estará lá toda semana, não somente de passagem, destacou Priscilla Veras, CEO da Muda Meu Mundo , que alerta que promoção apenas pelo preço não é tão inteligente. “Se não fidelizar, você só vendeu e ainda não ganhou porque tirou a margem. Ter vários tipos de produtos e valores talvez seja uma estratégia melhor porque vai chamar uma variedade de clientes para o estabelecimento”. 

Relação com fornecedores e logística eficientes

O segredo para praticar bons preços está na forma como se compra, que envolve relacionamento com o fornecedor e uma logística mais prática. Para solucionar essas questões, a Muda Meu Mundo criou um sistema que conecta o pequeno produtor com o varejo, diminuindo elos na cadeia e incentivando a manutenção do abastecimento. 

“Manter qualidade dentro dos custos cada vez maiores é um grande desafio. Quanto mais inteligente e assertivo for o processo de compra, mais competitivo o varejista consegue ser. A aproximação direta do varejo com os produtores vai ajudar a estabelecer melhor essa relação”, diz Priscilla. 

Ter total conhecimento do consumo da loja para cada item através do monitoramento de dados é também fundamental para que os pedidos sejam mais assertivos, melhorando preços e evitando desperdícios.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                     LinkedIn                                                     ,                                                     Instagram                                                     e                                                      Facebook

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade