Por que é fundamental descobrir a jornada do consumidor dentro da loja física?

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Reportagem SA+ -

Conhecer e compreender o cliente é determinante para o sucesso do negócio

Foto: istock

A expressão “jornada do consumidor” já se tornou um mantra para quem deseja se destacar no segmento varejista. Não há dúvidas de que acompanhar todas as etapas que uma pessoa enfrenta antes de comprar algo é realmente determinante para o sucesso de qualquer negócio.

De acordo com o CEO da FX Data Intelligence, Ricardo Fiovaranti, a jornada do cliente pode ser compreendida como todo o caminho percorrido por ele antes de comprar um produto. Isso envolve, por exemplo, o despertar do desejo e/ou da necessidade em torno daquele item, a pesquisa e comparação, a busca por informações e, claro, a confirmação da compra. “Parados diante das gôndolas e vitrines, ou até em movimento, os clientes também têm momentos de hesitação. Eles param, pesquisam e pensam bastante. Pegam os produtos, interessados, colocam no carrinho ou na cestinha e caminham lentamente ao caixa para, aí sim, efetuar o pagamento e confirmar a compra”, explica.

O executivo ressalta que os clientes deixam um verdadeiro rastro de dados e informações pelo caminho. A simples presença da pessoa dentro do estabelecimento comercial já garante informações importantes aos gestores. “É praticamente a matéria-prima para qualquer negócio, pois, a partir deles, é possível obter novos insights e tomar decisões mais inteligentes. Quando se tem de forma detalhada todos os passos de seus consumidores, fica mais fácil pensar em iniciativas que impactam seu poder de compra”, pondera.

Se a internet possibilitou digitalizar a jornada do consumidor a partir do rastreio de suas informações em sites, redes sociais e motores de busca, no varejo físico foi preciso contar com uma tecnologia mais complexa para alcançar esses dados. Trata-se de dispositivos multissensores, localizados em pontos estratégicos e capazes de coletar dados de fluxo com extrema acurácia. Esses equipamentos informam quantas pessoas entraram e saíram do local, a trajetória que fizeram, os lugares em que ficaram parados, entre outras informações. A partir daí, são transformados em KPIs disponibilizados em uma plataforma, possibilitando aos empreendedores uma tomada de decisão certeira e rápida.

O mundo se transformou bastante ao longo das últimas décadas – e a forma de fazer negócio também. Diante da aceleração digital e da intensa competitividade em diferentes segmentos no varejo, é imprescindível buscar formas de conhecer, compreender e analisar os interesses de seus consumidores para oferecer a eles os melhores produtos e serviços.

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