Pesquisa da AGR Consultores mostra que o website ainda é campeão entre os canais de venda online

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Reportagem SA Varejo -

O WhatsApp é o meio de relacionamento mais usado pelo consumidor

Foto: istock

Pesquisa realizada pela AGR Consultores com 50 grupos varejistas sobre operações de vendas onlines e grau de "ominicalidade" atual mostra que o website (83%) ainda é o principal canal de vendas, seguido do social commerce os apps presente em 46% das empresas. O levantamento mostra que nos mercados mais maduros em comércio digital, há uma tendência de que os percentuais se aproximem dos websites.

Com relação ao canal de relacionamento, o WhatsApp (83%) liderou as respostas, seguido por email, com 79%. Por outro lado, a baixa participação nos chats surpreendeu de forma negativa.

Em relação às modalidades de compra, a multiplicidade de escolhas por parte do consumidor é fundamental. A tradicional compra no website com recebimento em casa ainda é a modalidade que predomina com 82% das respostas. Mas já chama a atenção os percentuais de 59% para as modalidades “compra online e retira na loja” e “compra na loja e recebe em casa”, ou seja, o omnichannel começa a estar presente de modo mais significativo, embora ainda tenha muito espaço para crescer.

Outro ponto importante, é que quando se pensa do ponto de vista do consumidor e dos negócios, é absolutamente necessário que os canais digitais e físicos estejam integrados completamente. Apesar disso, apenas 17% declararam que estes canais estão totalmente integrados, enquanto metade dos respondentes declarou que os canais estão razoavelmente integrados, o que mostra a evolução ocorrida nos últimos anos.

Segundo Rodrigo Catani, Head de Eficiência Operacional da AGR Consultores, a pesquisa mostra que há uma grande evolução no varejo brasileiro em relação à omnicanalidade. “Ainda há passos importantes a serem dados para uma operação fluida, integrada e sem atritos, em toda a jornada do consumidor, desde a busca por informações até o pós-venda", pondera.

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