Período junino traz oportunidade de 30% de incremento nas vendas

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Fernanda Vasconcelos - redacao@savarejo.com.br -

Confira algumas dicas da indústria para potencializar o faturamento nos meses de maio, junho e julho com sortimentos como pipoca, amendoim e derivados

Não há brasileiro que não esteja com saudades das comemorações juninas depois de dois anos de isolamento social.

Com a retomadas das festas o varejo tem pela frente três meses, de maio a julho, de grandes possibilidades de ganhos. O sucesso das vendas, porém, depende sobretudo de três fatores: sortimento assertivo, execução eficiente e boas parcerias.

No nordeste, onde a data é ainda mais importante, a rede Arco-Mix prevê um aumento de 20% nas vendas nesses três meses, na comparação com os anos anteriores. “Normalmente, o crescimento é de 15% entre maio e junho comparado a outros meses, mas se os festejos forem retomados de forma completa, temos uma expectativa bem positiva”, declara a empresa.

Para ajudar nesse resultado, a rede está preparando algumas ações nas lojas. Entre elas, a locução em rádios internas e ações de “compre e ganhe ou compre e concorra”, em parceria com alguns fornecedores. Nas redes sociais, a Arco-Mix terá posts, stories e reels com os colaboradores.

Em termos de sortimento, o foco da rede será em toda a linha de derivados de milho e coco, flocão, leite condensado, pipocas, cafés, bolos sazonais (na padaria também), massas para bolos e cortes para churrasco. Vinhos também receberão atenção especial.

A rede não diz quanto irá investir, mas ressalta que a parceria com a indústria é fundamental, não só para saber em que produtos trabalhar, mas também na maneira como fazê-los. Para quem quiser aproveitar o período, fornecedores dão algumas dicas.

 

AB Brasil

Na categoria bolos, a AB Brasil indica suas misturas Fleischmann nos sabores fubá, milho, aipim, chocomousse e chocolate

A empresa AB Brasil , dona da conhecida marca Fleischmann , recomenda que o varejo trabalhe com um bom sortimento de massas para bolos, que, segundo a marca, apresenta crescimento de 30% no período junino. “Como já dizia Julia Child, personagem icônica da gastronomia mundial, ‘uma festa sem bolo é só um encontro’ e não é à toa que a categoria de misturas para bolos tenha um crescimento de mais de 30% durante o período de festas juninas”, diz Alexandre Salvador, diretor de marketing e inovação da empresa.

Nas festas juninas, há também um aumento do consumo de salgados e pães recheados e, por isso, a categoria de fermento biológico também merece destaque, assim como a de mistura para pães.

Para o executivo, é importante criar espaços onde o consumidor enxergue o prazer de fazer pão. Ele acredita que, em um futuro próximo, o varejo terá uma transformação parecida com o que foi visto em vinhos (com a expansão de espaços e rótulos superiores), cervejas (com o crescimento de artesanais e especiais) e azeites (com o aumento de variedades e marcas).

 

Além do fermento biológico tradicional de 10g, a marca lança o Super Fleischmann, uma combinação de fermento biológico com enzimas que fazem o pão crescer 20% mais. "O hábito de fazer pães em casa tem crescido desde o início de 2020, com o incremento de 20% nas vendas, mas algumas lojas ainda não se adequaram a essa nova realidade”, ressalta Salvador.

A AB Brasil vai investir, como tem feito nos últimos anos, no desenvolvimento de receitas com os produtos da companhia, especialmente pensados para a data. Elas irão abastecer o site da empresa, virar conteúdo para as redes sociais e incentivar o consumo dos itens.

O executivo lista algumas dicas para o varejistas aproveitar essa oportunidade de incremento de vendas:

  • Aumente os espaços da área de ingredientes para panificação, como fermento biológico, misturas para pão de batata e para pão australiano

  • Explore categorias correlatas para o preparo de pães recheados, como linguiça calabresa, ervas e queijos fortes para enriquecer a exposição e favorecer o cross selling

  • Amplie a área de misturas para bolos, incluindo pontos extras temáticos, porém, mantendo o espaço primário, já que se trata de uma categoria muito tradicional

 

General Mills

Neste ano, a empresa terá novos sabores de pipoca de micro-ondas com cobertura de churros e a volta do sabor maçã do amor, sucesso de 2021. Na linha de amendoins, a General Mills terá dois novos sabores de descascados: apimentado e molho especial. Já na linha de Crocante Yoki, três novas versões: levemente salgado, molho de pimenta e sabor do chef

 

Com marca Yoki , a General Mills se destaca durante as festas juninas, apesar de não informar o peso dessa sazonalidade nas suas vendas. Para 2022 e a retomada dos festejos, recomenda que o varejo trabalhe uma grande variedade de produtos, tanto prontos para consumo quanto insumos para o consumidor preparar.

A Yoki promove uma estrutura toda temática com barracas e decoração típicas a fim de dar visibilidade ao mix ideal de produtos. “Um grande diferencial nosso frente aos outros players é oferecer aos consumidores um ambiente junino nos pontos de venda. Com as barracas, ajudamos o consumidor a entrar no clima da festa, incentivando a venda dos itens sazonais”, explica Fábio Asquino, gerente de trade marketing da companhia.

Para garantir que a loja irá explorar o potencial desta sazonalidade, a marca orienta o varejista, por segmento e regionalidade, sobre o portfólio e a forma correta de executar seus produtos. A empresa também oferece, por meio de suas redes sociais e pelo site, conteúdos com dicas de receitas, decoração e brincadeiras juninas.

Asquino afirma que “o preço da  linha será acessível para poder democratizar o produto” e destaca algumas dicas para potencializar as vendas no período junino:

  • Planeje-se com três meses de atencedência para não faltar os produtos juninos em seu estabelecimento fazendo uma análise das curvas de vendas e se antecipando para não perder vendas por ruptura.

  • Priorize os produtos mais importantes nesta data sazonal e as marcas mais conhecidas para gerar lembrança no consumidor ou auxiliá-lo a encontrar mais rapidamente o produto que procura.
  • Dê visibilidade aos itens de compra, possibilitando uma experiência de compra agradável para o consumidor.

  • Decore a loja e organize os itens nas barracas voltadas para festa junina, entrando no clima com música e ações promocionais.

 

Santa Helena

 

A tradicional Paçoquita completa 40 anos

 

A Santa Helena , que tem um enorme portfólio de produtos para festa junina, diz que as vendas entre abril e julho crescem 30% na comparação com os outros meses do ano.

“As barracas bem abastecidas e executadas no sortimento correto impactam a jornada do shopper, ativando o gatilho emocional para esta forte ocasião, presente nas melhores memórias dos brasileiro. A festa pode ser comemorada diversas vezes durante o período, o que se traduz em giro e frequência”, ressalta Renato Feliz Augusto, presidente da Santa Helena.

A companhia recomenda destaque para alguns produtos, como Mendorato, Amindus, Crokíssimo, Paçoquita Pamonha, Paçoquita Chocoberta, Paçoquita Big e Paçoquita Lovers - sabor chocolate e avelã, além de itens da linha saudável, bastante em alta: Mendorato 40% menos sódio e Linha Cuida Bem - doces tradicionais na versão zero açúcar.

A empresa revela que está programando com diversos clientes parceiros a execução da tradicional barraca azul e um plano de abastecimento robusto para tornar a festa junina mais destacada. Cerca de 70 milhões de pessoas serão alcançadas com as iniciativas da Santa Helena. 

Além de investir nessa parceria para exposição dos produtos, as redes sociais das marcas divulgarão filtros, ações temáticas e lives com cantores sertanejos. No quesito comidas típicas, os canais online também oferecerão receitas para o consumidor aproveitar as datas em casa, com a família ou as crianças.

 

Dori

 

A Dori vê os produtos com amendoim como os “carro-chefe” das festas juninas. “Os snacks de amendoim vem ganhando importância desproporcional nos últimos anos”, diz Luiz Pereira, trade e head de ativação da empresa.

O executivo dá alguns conselhos ao varejista para potencializar as vendas nestes meses:

  • Inicie o planejamento para as festas juninas em março e abasteça até o final de abril, especialmente no canal cash & carry

  •  Reproduza em seu espaço de venda o clima de quermesse que nessa época toma conta das igrejas e condomínios no Brasil 

  • Aproveite oportunidades de cross merchandising com bebidas, tanto frias quanto quente

 

Zaeli

 

A Zaeli pretende trabalhar nesta festa junina com pipoca americana, pipoca de micro-ondas, amendoim branco e vermelho, amendoim salgado, amendoim japonês, amendoim salgado sabores, canjica branca e amarela, canjiquinha, achocolatado, mistura para bolo, polvilho doce e azedo, coco ralado, fubá, flocão de milho e amido de milho.

Segundo Fabio Zago, diretor da empresa, no período junino as vendas de alguns produtos, se comparado a outros meses do ano, disparam, apresentando aumentos consideráveis. Para se ter uma ideia, o amendoim branco e vermelho vende 66% mais, a pipoca americana 39%, a pipoca de micro-ondas 37 % e fubá, coco e flocão de milho 30%. 

Para o varejo fazer uma demonstração eficiente dos produtos, a Zaeli oferece gratuitamente barracas com motivos juninos no formato “pontos extras”. Essas barracas são abastecidas com os itens sazonais, especialmente pipoca e amendoim, que sempre ficam mais à frente.

A Zaeli pretende fazer campanhas de TV e rádio para a retomada das festas deste ano e um pacote para os clientes finais, com descontos, prêmios e sorteios nas barracas expostas no varejo.

Fotos: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de abril/2022

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