PepsiCo adota metodologia própria no GC para melhorar a performance dos salgadinhos no varejo

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Conteúdo Patrocinado por PepsiCo -

Trabalho vai além do ponto natural e pode ser realizado em todos os formatos de loja física e também nos canais digitais

Fotos: Divulgação

Consumida por pessoas de todos os perfis, a categoria de salgadinhos está entre as mais vendidas do sortimento do varejo alimentar brasileiro. Um dado importante é que grande parte dessas vendas não é planejada. Com isso, há ótimas oportunidades de elevar ainda mais o giro e a rentabilidade por meio das escolhas corretas de mix, planograma, posicionamento de preço e exposições adicionais.

Quem pode te ajudar nesse trabalho é a líder de mercado PepsiCo. E esse apoio está ainda mais assertivo. Isso porque a dona de marcas como LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES® e CHEETOS® reformulou sua maneira de realizar o Gerenciamento por Categorias (GC). A implementação agora segue metodologia própria, resultado de muitas pesquisas e estudos profundos para atualizar todo o conhecimento do shopper acumulado pela companhia.

Gabriela Cortez, Diretora de Trade Marketing da PepsiCo do Brasil, explica que as etapas consagradas do GC continuam sendo aplicadas, porém o processo passa a incluir novas ações estratégicas e inovadoras para ampliar cada vez mais o nível de conhecimento da categoria junto do varejo. O objetivo é gerar resultados conjuntos, beneficiando também a experiência de compra do shopper.

Presença em novos espaços no PDV

Uma das prioridades nas lojas físicas é implantar a Visão 360o. Na prática, o GC de Salgadinhos da PepsiCo, além de cuidar das melhorias na execução do ponto natural, transforma-se em um aliado das redes num trabalho mais amplo, em busca da assertividade na definição de pontos extras, cross merchandising, exposição na área de checkouts e outros pontos da loja, considerando também o amplo calendário de sazonalidades, que vai desde períodos específicos do ano – como Black Friday e Festas Juninas – até os fins de semana e dias de jogos decisivos no futebol. 

Esse olhar mais atualizado vale para todos os formatos do varejo alimentar, inclusive as lojas de atacarejo, antes deixadas de lado nos projetos de GC. Melhor: as equipes da PepsiCo estão preparadas, também, para viabilizar soluções específicas para o comércio eletrônico, cada vez mais relevante na construção dos resultados do setor varejista.

A PepsiCo acredita que a jornada de desenvolvimento do mercado de salgadinhos está apenas começando. O fato é que a categoria e o varejo no Brasil têm inúmeras possibilidades de crescimento. E o Gerenciamento por Categorias é um aliado fundamental nessa transformação. 

   

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