Parceria com indústrias que atuam em várias categorias pode trazer vantagens para o varejo

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Conteúdo patrocinado por Caramuru -

Além de garantir escala nas negociações, a medida ajuda a combater outro problema que vem fazendo os supermercados perderem vendas

Foto: Divulgação


Num momento em que o nível de disponibilidade de produtos nas gôndolas está abaixo da sua média histórica, os varejistas precisam ficar atentos ao trabalho conjunto com os fornecedores. É importante, por exemplo, analisar aqueles que contam com um sortimento amplo, que cobre diversas categorias, possibilitando assim receber os pedidos em uma só viagem. 

Além de agilizar a entrega, a medida ajuda ainda a otimizar os custos logísticos. Tudo isso garante, no final das contas, uma maior satisfação do consumidor, que pode encontrar o que procura em uma única visita à loja. 

Uma das indústrias que contam com um mix que cobre categorias importantes tanto da mercearia seca quanto da líquida é a Caramuru Alimentos. A empresa ressalta que é a única que atua no segmento de óleos vegetais e derivados de milho, além de categorias complementares importantes para o varejo alimentar. 

Dona da marca Sinhá, a empresa:

- Conta com cerca de 150 SKUs

- Tem forte atuação em óleos vegetais, derivados de milho, derivados de coco, temperos e outras categorias de destaque

- Possui a terceira marca de óleos especiais mais lembrada nacionalmente pelos varejistas – Sinhá –, conforme a Pesquisa de Preferência 2020, realizada por SA Varejo

 

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A área comercial da Caramuru fica na matriz da companhia, no Estado de Goiás. Conta com um diretor comercial e cinco gerentes de vendas, sendo um para cada região do País. Ao todo, são mais de 60 representantes comerciais espalhados pelo Brasil, focados no segmento de produtos de consumo da empresa. 

O abastecimento ao varejo se dá por meio de duas fábricas. Uma está localizada no Paraná, a fim de atender os estados localizados na região Sul e Sudeste. Já a outra fica estrategicamente em Goiás, facilitando o abastecimento para o restante do País. Segundo a companhia, as vendas têm crescido dois dígitos neste ano. 

Para manter o ritmo de avanço, a Caramuru estreia em duas novas categorias. Uma delas é a de Molho Cremoso, nas variações pimenta e alho. A outra novidade é uma linha de aveias, que chega ao mercado nas opções Flocos e Flocos Finos, reforçando a participação da companhia no mercado voltado à saudabilidade. A empresa já atua nesse segmento com óleo de coco e proteína texturizada de soja, entre outros. 

O atributo, vale lembrar, já vinha sendo muito valorizado pelo consumidor. Com a pandemia, a busca por produtos saudáveis se intensificou. Estudo da NutriNet Brasil, ligada à USP, com mais de 10 mil pessoas constatou que a frequência de consumo de itens com essa característica aumentou de 40,2% antes da pandemia para os atuais 44,6%
 


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A Caramuru também conta em seu portfólio com itens de alta penetração na cesta natalina. Entre eles, estão o azeite de oliva extravirgem, farofas, batata palha, leite de coco e coco ralado, que contribuem com a rentabilidade num período importante para o varejo. 

Para se ter uma ideia, levantamento realizado por SA Varejo, com cerca de 110 supermercadistas, constatou que a expectativa é de crescimento médio de 10,5% em valor nas vendas de ingredientes nas Festas deste ano em relação às de 2019. “Somos uma das melhores opções custo-benefício da gôndola e os consumidores têm esta percepção”, ressalta Valéria Duarte, gerente de mercado da empresa.

Ainda para este fim de ano, a empresa realizará uma campanha voltada ao consumidor final nas principais regiões em que atua. Focada na TV aberta, a ação acontece nos meses de novembro e dezembro, atraindo a atenção do consumidor para o mix de produtos da Caramuru. 

 

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