Novo comportamento do público impulsiona mercado de produtos para pets

Avaliação:

(5 Avaliações)

Sheila Hissa - redacao@savarejo.com.br -

Confira o cenário atual da categoria e conheça a ação feita pela rede Coop que elevou as vendas em 14%

Fotos: Freepik

Mais de R$ 40 bilhões é quanto movimenta o mercado total de produtos para animais de estimação. O crescimento se sustenta numa mudança de comportamento do consumidor, que tem atraído cada vez mais investimentos.

Anabela fez sua primeira adoção em 2016, a segunda, em 2017 e a terceira, no ano passado. Simplesmente levou para casa a criaturinha pequena e magra que mal se sustentava em pé. O marido apoiou as decisões. A vida deles melhorou muito, mas também trouxe novas preocupações. “Foi difícil cuidar dos filhotinhos (dois gatos e um cão). Tivemos de aprender sobre alimentação, higiene, cuidados com saúde. Mas valeu a pena”, conta Anabela. Pais e sogros cobram netos humanos, alguns amigos zombam da humanização dos bichinhos, mas o casal nem dá bola.

Anabela e o marido representam um número crescente de pais que simplesmente amam seus pets. Segundo estudo da Morgan Stanley, divulgado pela revista Wired, a quantidade de famílias com animais de estimação cresce sem parar há uma década e, consequentemente, seus gastos com eles. A pandemia só intensificou as adoções na classe média. O fenômeno se observa por aqui e em inúmeros outros países. Com um detalhe: o amor pelos pets se tornou tão intenso, que abre espaço para produtos e serviços de todos os tipos e preços. Especialistas acreditam que os donos de animais se estressam nos cuidados como se eles fossem seus filhos e procuram tudo o que podem para amenizar a própria tensão.

CRESCIMENTO TOTAL DO MERCADO
13,5%

No Brasil, apesar da flutuação financeira da classe média, as vendas e projeções são igualmente otimistas sobretudo envolvendo cães e gatos, que representam a grande população de pets: cerca de 80 milhões de animais. Estima-se que o plantel doméstico será de 101 milhões de bichinhos até 2030.

A indústria continua avançando para atender a crescente demanda. A maioria delas vê no varejo alimentar um portal importante para desenvolvimento de seus produtos e marcas. Lançamentos, aumento da produção e distribuição e ações de marketing no off e online estão sendo dirigidos ao canal.

FESTIVAL IMPULSIONA VENDAS

A rede paulista Coop estima que elevou as vendas ao promocionar durante 15 dias vários itens de alimentação e higiene para cães e gatos. A campanha, realizada entre o fim de maio e início de junho, foi conduzida nas 31 lojas e ofereceu descontos a partir de 20%. O festival faz parte do calendário promocional da empresa e, além de incrementar vendas, atrai novos clientes. A categoria de pets representa 0,7% das vendas.

Números da categoria pet na Coop

397 SKUs no mix

07 marcas

14% alta nas vendas durante a ação

Leia também:

 

Pets: e-commerce é alternativa para concorrer com lojas especializadas

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                        LinkedIn                                       ,                                       Instagram       

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade