"Nosso papel é fazer com que o correto sortimento chegue ao maior número de lojas"

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Alessandra Morita - alessandra.morita@savarejo.com.br -

A afirmação é de Gilson Mazetto, vice-presidente comercial e de marketing da Ypê, que conta sobre os planos da empresas e as novidades a serem lançadas


Foto: Divulgação - Marco Flávio Fotografia
Gilson Mazetto
Vice-presidente comercial e de marketing da Ypê

Investimentos em centros de distribuição, reorganização do atendimento aos clientes, foco no JBP e em gerar sell out para o varejo fazem parte da lista de prioridades da Ypê . Somam-se a isso as inovações da empresa, sempre baseadas nas necessidades dos consumidores, como conta Gilson Mazetto, vice-presidente comercial e de marketing da empresa.

O executivo, que está na companhia desde agosto do ano passado, reforça que a Ypê é uma empresa 100% nacional e detém a liderança em diversas categorias de limpeza. “Estamos otimistas e acreditamos que seguiremos crescendo em faturamento e volume de venda de maneira sólida, como tem sido em nossos 71 anos de história”, afirma.

Formado em Administração pela FEA-USP e com curso de especialização em Marketing e Gestão em Chicago (EUA), Gilson passou por empresas como Sonae Distribuição e SC Johnson. Nesta entrevista à SA Varejo, ele detalha as prioridades da Ypê, os investimentos e os lançamentos que estão chegando ao mercado. É o caso da nova linha sustentável Ypê Green, produzida com ingredientes renovados, embalagem 100% de plástico reciclável e que conta com certificado vegano, da Sociedade Vegetariana Brasileira. Confira a seguir os principais planos da empresa.

Qual tem sido a prioridade no negócio nesse período em que você está na companhia?

Temos procurado manter o consumidor e nossos clientes varejistas no centro de nossas decisões. Nosso foco tem sido concluir investimentos em infraestrutura logística, aumentando capacidade de atendimento. Enfrentamos um momento de grande desafio, tanto no Brasil quanto no mundo, com constante alta no custo de insumos e rupturas na cadeia de abastecimento.

Estamos trabalhando para que a Ypê consiga estar ao lado de seus clientes e fazendo o que sabemos fazer de melhor: oferecer o máximo de qualidade a preços acessíveis. Este ano temos importantes investimentos que estão sendo concluídos: novos centros de distribuição em Salto (SP), Itapissuma (PE) e Amparo (SP), sendo este último um CD totalmente automatizado, que vai dar um ganho importante em eficiência logística.

Paralelamente, estamos trabalhando para diminuir o impacto de nossa rede de transporte, investindo em ferrovias e cabotagem. Só em 2021, evitamos mais de 4 mil toneladas de emissões de CO2 utilizando o modal ferroviário para levar nossos produtos para regiões mais distantes. Também estamos reorganizando o nosso atendimento aos clientes para estarmos mais próximos e garantir um melhor nível de serviço.

“Cumprir o que prometemos” faz parte de nossos valores e estamos sempre em evolução para que todos os stakeholders sintam isso em cada interação conosco. Essa reorganização de nosso atendimento também visa a melhor distribuição da linha completa da Ypê. Temos um mix de produtos que pode adicionar vendas para nossos parceiros e que já é reconhecido pelo consumidor como excelente.

Pode falar um pouco mais sobre como a empresa vem atendendo as necessidades dos consumidores?

Trouxemos inovações alinhadas a novas tendências pós-pandemia, como a linha Antibac Ypê: a maior de limpeza do Brasil sob uma mesma marca. Temos ainda produtos que eliminam quase totalmente os germes e bactérias, sendo que alguns também são eficazes contra o vírus da Covid-19. E, agora em julho, expandiremos nossa atuação na categoria de cuidados pessoais.

Ampliaremos e renovaremos nosso portfólio atual, entrando em novos segmentos e em novas categorias, como sabonete líquido. Como é possível ver,teremos muitas novidades para o segundo semestre que fortalcerão ainda mais a relação da Ypê com os consumidores e, portanto, apresentam oportunidades para o varejo de crescimento de receita e margem.

“Na área de vendas e customer service, nosso papel é fazer com que o correto sortimento chegue ao maior número de pontos de venda do Brasil com o menor custo possível, completando o ciclo para que nossa missão se concretize por meio da compra e do uso dos nossos produtos”

Pode adiantar mais sobre as novidades?

A nossa linha atual de Sabonetes Flor de Ypê ganhará novas embalagens, novas fragrâncias e novos benefícios. Ela ficará ainda mais completa com três novas linhas: a de sabonetes líquidos Flor de Ypê; a linha de Sabonetes em barra veganos 100% Vegetal e a linha Meu Momento, que conta com uma tecnologia que promove a sensação de bem-estar no uso.

A linha Action Ypê, que elimina 99,99% das bactérias, oferecendo cuidado e proteção para toda a família, também ganha reforços. Os sabonetes em barra Action Ypê terão nova roupagem e nova fragrância. O portfólio de Action cresce, passando a contar com sabonete líquido antibacteriano e uma linha de álcool em gel em três versões: Neutro, Fresh e Care.

Gostaria de pedir para você detalhar um pouco a estratégia da Ypê.

A estratégia central da Ypê é seguir atendendo bem seus clientes e consumidores, entendendo suas necessidades e oferecendo produtos que sejam eficientes, práticos, sustentáveis e acessíveis para os brasileiros. Temos uma história de mais de 70 anos de investimento neste país. Começamos pequenos, fabricando apenas sabão em barra, no interior de São Paulo, na cidade de Amparo.

E foi com essa estratégia que conseguimos nos tornar uma das maiores empresas de higiene e limpeza do Brasil, líderes em importantes categorias, como amaciante tradicional, sabão em barra, lava-louças tradicional e sabão em pó (isso em volume).


Foto: Divulgação

A empresa acaba de colocar no mercado a linha Ypê Green, produzida com ingredientes de fontes renováveis, certificado vegano, embalagem 100% de plástico reciclável, entre outras características

Qual o seu papel nessa estratégia?

O papel da área comercial (vendas e marketing), dentro de qualquer empresa de bens de consumo, é ser a locomotiva. Nós temos que entender as demandas e tendências dos consumidores e transformar isso em produtos e inovações que automaticamente irão nos ajudar a permanecer fiéis à nossa missão de “Contribuir para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, com produtos de alto desempenho, práticos, sustentáveis e acessíveis”.

Para a área de vendas e customer service, nosso papel é fazer com que o correto sortimento chegue ao maior número de pontos de vendas do Brasil com o menor custo possível, completando o ciclo para que nossa missão se concretize por meio da compra e do uso de nossos produtos. Uma jornada ao mesmo tempo desafiadora e prazerosa, pois fazemos isso com um excelente time e ótimos parceiros.

Um aspecto da estratégia que vem ganhando cada vez mais importância nas empresas é a questão do ESG (práticas voltadas ao meio ambiente, social e governança).

Há muito tempo, a Ypê tem como um de seus pilares prioritários ações voltadas para as questões ambientais, sociais e de governança. Desde 1977, por exemplo, quando foram construídas as duas primeiras unidades produtivas onde está hoje nossa matriz, em Amparo, já temos um sistema de captação da água da chuva, que foi mantido e ampliado ao longo do tempo.

Hoje temos nove tanques em Amparo com capacidade de armazenamento de mais de 8 milhões de litros de água, que são reutilizados em nossos processos industriais. Temos diversas iniciativas em nossas operações para redução do consumo de água, de energia elétrica (compensando-a com créditos de energia renovável I-REC), e de emissões de gases do efeito estufa. Inserimos PET reciclável na composição das nossas embalagens desde 2006.

Temos parceria de longa data com a Fundação SOS Mata Atlântica em projetos como Florestas Ypê, Observando os Rios e Rios Sem Plástico. Estamos desenvolvendo o projeto Plantar Vida, com o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), com o objetivo de reflorestar áreas prioritárias que compõem parte da Bacia do Rio Camanducaia, no interior de São Paulo, para a recuperação das nascentes e aumento da oferta de água.

Pode citar exemplos também no pilar social?

Um dos projetos que recebem nosso apoio desde a sua fundação, há 47 anos, é o Serviço Espírita de Proteção à Infância (SEPI), uma instituição assistencial sem fins lucrativos de atendimento educacional e social de crianças e adolescentes da cidade de Amparo. Desde 2002, também contribuímos para a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA).

Apoiamos também a Mansão do Caminho, instituição filantrópica e sem fins lucrativos em Salvador (BA), que realiza atividades assistenciais para cerca de 5 mil pessoas diariamente. No auge da pandemia, doamos mais de 3,3 milhões de unidades de álcool 70%, entre as versões gel e líquida, cerca de 360 mil itens da marca e mais de 260 toneladas de sabão em barra.

Ao todo, foram R$ 37 milhões em equipamentos hospitalares e itens de limpeza para instituições sociais e comunidades brasileiras, além de participarmos da construção de usinas de oxigênio no Amazonas e da nova fábrica de vacinas do Instituto Butantan. Em 2022, fizemos doações de kits de limpeza para as famílias atingidas pelas chuvas na Bahia, em Petrópolis (RJ) e em Pernambuco.

“Os consumidores buscam marcas que tragam valores semelhantes aos seus, refletindo assim na escolha de produtos no dia a dia. Além de qualidade, praticidade, eficiência e preço justo, a transparência e credibilidade sobre como os produtos são desenvolvidos fazem a diferença na compra”

E quais são as ações quanto à Governança?

Temos o compromisso genuíno de fortalecer uma cultura de estímulo à honestidade, transparência, sustentabilidade, ética, conformidade legal e equidade. Somos uma empresa 100% brasileira, de capital fechado, que segue padrões rígidos e exigências de companhias de capital aberto devido ao alinhamento que buscamos entre as ações e os princípios.

Temos conselheiros independentes em igual número aos sócios em nosso Conselho de Administração. Três mulheres fazem parte dele, o que corresponde a 37,5% de representatividade feminina, percentual bem superior à média das empresas nacionais, reconhecido em 2021 com o selo Women on Board. Em dezembro do ano passado, recebemos o reconhecimento de Empresa Pró-Ética 2020-2021 da Controladoria Geral da União (CGU), assumindo o compromisso público e voluntário em favor da ética nos negócios e de combate à corrupção.

O consumidor está mais antenado com essas práticas de ESG?

Sim, percebemos que ele está cada vez mais informado sobre as práticas ambientais, sociais e de governança das empresas e sendo mais exigente no momento da escolha de produtos para seu consumo e uso, o que é bastante positivo. Então temos buscado atender esses anseios tanto no que se refere aos nossos produtos quanto às nossas iniciativas socioambientais com parceiros estratégicos.

Como essa maior preocupação se reflete nas escolhas dos consumidores?

Acreditamos que os consumidores buscam marcas que tragam valores semelhantes aos seus, refletindo assim na escolha de produtos no dia a dia. Além de qualidade, praticidade, eficiência e preço justo, a transparência e credibilidade sobre como os produtos são desenvolvidos são percebidas pelo consumidor e fazem a diferença no momento da compra.

Isso já é visto nas gôndolas dos supermercados?

Sim. De maneira geral, as empresas têm percebido o quanto a preocupação sobre como os produtos são produzidos e o impacto que eles causam no meio ambiente e na sociedade tem crescido, o que as leva a buscar melhores práticas em suas operações e comunicar os atributos relacionados nas embalagens de seus produtos.

Nós mesmos, como Ypê, objetivando contribuir e acelerar essa mudança, desenvolvemos e estamos lançando uma linha de produtos ainda mais sustentável, a linha Ypê Green. Trata-se de produtos para o cuidado do lar feitos com ingredientes de fontes renováveis, certificado vegano [Certificado nº 712A da Sociedade Vegetariana Brasileira], redução em petroquímicos, com embalagem 100% feita de plásticos recicláveis [Tampa + Frasco], contudo sem abrir mão de performance e de preço acessível, que são atributos pelos quais a marca Ypê é reconhecida. A linha é composta pelos seguintes produtos: lava-roupas em pó, amaciante concentrado, lava-louças tradicional, lava- -louças concentrado e sabão em barra.

“A partir do JBP [Joint Business Plan], fechamos com o varejo metas atreladas a vendas, a indicadores logísticos, ao estoque e a ativações comerciais. De forma ousada, colocamos esses objetivos como uma meta corporativa, que impactará o bônus de todos. Isso é muito forte, pois vai além da força de vendas”

Por que a empresa está apostando nesse lançamento e quais os benefícios que a nova linha pode trazer para o varejo?

A sustentabilidade é um dos pilares centrais da Ypê e está refletida em nossa história, ações, iniciativas e em nossa forma de trabalhar. Por acompanhar as necessidades e o anseio dos consumidores, inclusive por produtos como esses da linha Ypê Green, buscamos ampliar constantemente o nosso portfólio com produtos inovadores, diversificados e de qualidade. Com os lançamentos e oferta de variedades, acreditamos que o varejo consiga atender ainda melhor os consumidores.

Quando chegam ao mercado?

A linha Ypê Green deve chegar com destaque nas gôndolas dos supermercados neste mês de julho.

Falando sobre supermercados, o que tem sido desenvolvido em parceria com eles?

Destaco duas grandes iniciativas. A primeira é o JBP (Joint Business Plan) com diversos parceiros, incluindo o e-commerce. Em conjunto com nossos clientes, fechamos metas atreladas a vendas, a indicadores logísticos e de estoques, e a ativações comerciais. Esses planos foram alinhados e passaram a fazer parte dos objetivos de nossa empresa como um todo.

Numa medida ousada, colocamos esses objetivos fechados juntos aos clientes como uma meta corporativa que impactará o bônus de todos. Isso é muito forte, pois vai além da força de vendas que normalmente está na linha de frente com os clientes e se sente sozinha nessa missão. Queremos ter nossos parceiros no centro de tudo o que fazemos na Ypê.

A segunda grande iniciativa em curso é nossa campanha do Ypê do Milhão. A já tradicional promoção, aguardada por diversos clientes, vem com tudo este ano. Fizemos investimentos recordes para atrair clientes para as lojas, manter ativas as categorias nas quais participamos num período de alta de preços e não deixar o giro cair. Como digo, fazemos a gestão das categorias junto aos compradores e somos corresponsáveis por esse giro. Essa campanha é um belo mecanismo, e a boa execução pode aumentar o giro de Ypê em até 30%, movendo o ponteiro da categoria como um todo.

Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de julho/2022

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