No “novo GPA", Pão de Açúcar passa a ser principal negócio

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Reportagem SA+ -

Sem Extra, bandeira chega bem perto de responder por metade das vendas

Foto: Divulgação

Desconsiderando a operação do Extra Hiper, a bandeira  Pão de Açúcar passaria a responder por 43,3% do total das vendas do GPA em 2021, reforçando o posicionamento da empresa de investir na expansão da marca, fortalecendo o negócio de maior rentabilidade do grupo. A conta feita pela companhia também desconsidera as vendas nos postos de gasolina.

No quatro trimestre do ano passado, as vendas de mesmas lojas do Pão de Açúcar cresceram 0,9% ante o mesmo período de 2020, para R$ 7,8 bilhões, trazendo o resultado da estratégia da companhia com aumento de serviço nas áreas de perecíveis e linha de caixa, ganho de performance operacional, comunicação das promoções e reformas das lojas.

No Brasil, as vendas totais atingiram R$ 29,02 milhões. ainda com os hipermercados, em 2021 e R$ 4,7 bilhões no quarto trimestre. Em relação às mesmas lojas, mesmo considerando um cenário macroeconômico desafiador, houve aumento de 2,3% ante os três últimso meses de 2020. O crescimento do canal online, foi de 46,2%, diretamente ligado ao crescimento da omnicanalidade e expansão das parcerias com last milers, além da retomada das lojas Pão de Açúcar com crescimento de market share e aumento no fluxo de clientes, além do forte crescimento nos formatos de Proximidade e Postos.

Os últimos três meses do ano foram marcados pela saída do formato de hipermercado e o reposicionamento do GPA como varejista alimentar premium, digital e de proximidade. A atividade dos hipermercados e drogarias representou R$ 11,7 bilhões em venda bruta anual em 2021, sendo que R$ 8,1 bilhões estão sendo cedido para o Assaí, R$ 2,7 bilhões para conversão de lojas e R$ 860 milhões para fechamento/venda. Dessa forma, o Novo GPA, considerando a venda das lojas que serão convertidas, teve uma venda bruta anual de R$ 20 bilhões em 2021.

A empresa também reafirmou o compromisso de investimento e fortalecimento da marca, um ícone do varejo no Brasil. Outro ponto de destaque foram as vendas online, que continuam a crescer impulsionadas pelas parcerias com last miles anunciadas ao longo de 2021, com penetração de venda média de 15%, chegando a alcançar picos de 20% ao longo do 4T21.

Além disso, houve importante expansão de fidelização dos clientes através de uma nova estratégia desenvolvida no último trimestre do ano passado: a possibilidade de resgastes de pontos Stix diretamente no caixa das lojas. Após a disponibilização dessa ferramenta, registramos um crescimento de 4 vezes no número de resgates ante o terceiro trimestre de 2021.

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