Neogrid identifica razões da falta de produtos e lança solução para resolver o problema no varejo

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Conteúdo Patrocinado por Neogrid -

Novo VIU Varejo traz informações precisas que permitem melhorar o abastecimento das gôndolas

Fotos: iStock

Não encontrar nas gôndolas os produtos que procura é uma das principais frustrações para o shopper em sua jornada de compras. Mais do que prejudicar a imagem da loja, isso torna difícil fidelizar o público e, claro, ocasiona perdas diárias de receita para o setor supermercadista.

Pesquisa realizada pela  Neogrid, empresa de Software as a Service (SaaS) para a gestão de cadeias de suprimentos, identificou os principais motivos das vendas perdidas no varejo alimentar brasileiro durante o primeiro semestre de 2021. Somados, dois fatores representam 41,2% das perdas nas vendas: a ruptura – caracterizada pela falta de produtos por atraso do fornecedor ou do centro de distribuição, falta do item no CD, pedido não emitido, entre outras razões – e o estoque virtual estático, ou seja, aqueles itens que costumam registrar frequência de vendas regular mas de repente pararam de vender nos dias anteriores.

Para resolver esses problemas de forma eficiente, a Neogrid acaba de lançar o VIU Varejo, uma solução de visibilidade que atende os maiores desafios de abastecimento e execução nos pontos de venda. Na prática, utiliza dados de sell-out, vendas ao consumidor final, estoques nos CDs e lojas. Todo esse levantamento é transformado em informações que sinalizam as maiores oportunidades para a redução de perdas de vendas.

Com informações precisas, é possível atuar diretamente na melhoria de processos, que se executados de forma estratégica, garantem produtos no lugar certo, na hora e na quantidade certa. O VIU Varejo faz essa ponte, entregando para o varejista insights sobre o entendimento de venda de cada item, em cada loja. Dessa forma, ele pode tomar decisões muito mais assertivas para seu negócio e atender as expectativas de seus clientes”, explica David Abuhab, Chief Strategy Officer da Neogrid.

Para oferecer uma solução realmente completa, a Neogrid dividiu o VIU Varejo em 6 módulos. Conheça mais detalhes de cada um deles:

Vendas

Permite gerenciar a performance diária dos produtos e também seu histórico de vendas nos últimos dois anos, com base em dados do ERP, além de identificar em que departamentos, categorias, fornecedores e lojas deve-se focar esforços para melhorar a performance.

Indisponibilidade

Uma informação pra lá de valiosa fica evidente: os principais problemas de indisponibilidade na gôndola, com destaque especial àqueles geradores das maiores perdas em vendas.

No VIU Varejo, o gestor não só acessa os principais problemas de falta de produtos na gôndola, como consegue identificar as causas dessas faltas: por exemplo se o problema foi de execução em loja ou de abastecimento. O módulo ainda conta com o indicador 'item sem venda', que analisa as atipicidades no comportamento de compra dos consumidores. 

Estoque

Aqui é feita a gestão dos níveis de estoque em cada loja,  medindo a cobertura e verificando os níveis de ruptura e o histórico de excesso e falta dos produtos. Um dos destaques é uma visão do capital parado, acompanhada das possíveis ações a serem tomadas. Um panorama do cenário atual é exibido de forma simples, o que permite agir rápido.

Execução em loja

Outro grande aliado do varejista, esse módulo gera insights diários que sugerem ações para corrigir os principais problemas de indisponibilidade de produtos diretamente em cada ponto de venda. Essas ações são geradas considerando as características e o histórico daquele local. No módulo também está disponível um dashboard para acompanhamento dos resultados e mensuração de vendas recuperadas, o que deixa evidente os benefícios gerados. Vale lembrar que os dados em tempo real permitem atuar continuamente sobre os itens sem giro, otimizando de forma recorrente a gestão dos produtos em gôndola.

“Oferecemos, ainda, a possibilidade de integração com a solução de gestão de promoções para o varejo da Smarket, empresa adquirida pela Neogrid em março deste ano”, acrescenta David Abuhab.

Relatórios

Eles permitem análises em diversos níveis, com o maior nível de detalhamento entre as soluções disponíveis no mercado. Há, ainda, a opção de customizar relatórios conforme a necessidade da sua loja. Todas as análises podem ser salvas e compartilhadas com a equipe. 

Gestão

Para garantir aderência ainda maior às especificidades do seu negócio, a solução VIU Varejo permite refinar análises e indicadores. Por exemplo pela clusterização de local e período e com parametrizações dos indicadores de ruptura. Tudo isso com uma interface personalizada.

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