Na seção de limpeza, duas categorias cresceram acima de 20%

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Reportagem SA Varejo -

Dados são relatório global Winning Omnichannel, produzido pela Kantar

Foto: iStock

A pandemia tornou os consumidores mais conscientes quanto à limpeza, especialmente de casa, o que acarretou um aumento significativo das vendas globais de produtos com foco em cuidados com o lar. No relatório Winning Omnichannel, a Kantar, empresa global em dados, insights e consultoria, mostra que o mercado de FMCG (bens de consumo massivo) teve um desempenho histórico em 2020, com crescimento do valor global quadruplicando em 10% em relação a 2019 – o que representa US$ 220 bilhões de incremento nas vendas.

Resultado dessa maior preocupação com a higiene do lar, alvejantes e limpadores domésticos experimentarem um aumento de 25% e 21%, respectivamente, tornando-se duas das seis únicas categorias que registraram crescimento de mais de 20% no mundo.

Vinculada ao aumento do consumo alimentar das famílias in home, a categoria detergentes para louça subiu 12%. No entanto, os produtos para lavar roupa não foram positivamente impactados pelo fato de as pessoas saírem menos de casa, e as vendas globais dessa categoria permaneceram estáveis em 2020, depois de experimentar um crescimento modesto de 5% em 2019, conforme dados da Kantar.

De acordo com o relatório, ainda não está claro se esses novos hábitos de limpeza se tornarão permanentes no pós-pandemia, mas no curto prazo eles parecem prontos para ficar e continuarão a impulsionar o crescimento no setor de bens de consumo de massa em 2021.

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