Mercado Extra abre 1ª loja construída com planos de acelerar expansão orgânica

Avaliação:

(1 Avaliação)

Por Alessandra Morita -

Até agora, a rede do GPA só contava com conversões. A filial de Petrópolis (RJ) é a 147ª da bandeira e oferece tecnologia presente em apenas 10 filiais e uma seção que surpreende em vendas

Foto: Divulgação

A bandeira Mercado Extra, do GPA, abre hoje (15/06) as portas da unidade de Petrópolis (RJ). Mas essa não é uma inauguração comum. Ela vem repleta de simbolismos. Apesar de ser a sua 147ª loja, é a primeira construída – todas as demais são fruto de conversões – e faz parte de um plano de expansão orgânico previsto para acelerar em 2022. A unidade também chega no momento em que a marca comemora três anos de existência. Além disso, a filial tem uma história por trás. Há quatros anos foi alvo de um incêndio, e o ponto aguardava por uma decisão da companhia sobre qual bandeira deveria ser erguida no local.

Escolhida a marca, o mais recente Mercado Extra carrega a proposta do novo modelo, que vem acumulando crescimento. Em 2020, a bandeira elevou em 11,8% as vendas, conforme resultados divulgados pela companhia referentes ao 4º trimestre e ao ano fechado. Segundo o relatório, a perspectiva é de manter a alta de dois dígitos, uma vez que boa parte do parque de lojas transformadas está em fase de maturação.

Seguindo o posicionamento da bandeira, a filial de Petrópolis pretende ser “o melhor vizinho do bairro”. “A unidade vai ter balcão de atendimento de carne, frios, padaria e uma peixaria fixa, que são algumas importantes mudanças no conceito adotado no Mercado Extra”, explica Christiane Cruz Citrângulo, diretora de operações do Mercado Extra. “Trata-se de uma loja moderna, com diferenciais de tecnologia, como self checkout, novidade no município eque está presente atualmente em 10 das nossas lojas”, acrescenta.

R$ 22 milhões investidos

O investimento na unidade foi de R$ 22 milhões. A inauguração atende os protocolos de segurança da Covid-19. Uma das medidas é estender as ofertas por vários dias, evitando concentração de clientes. O empreendimento está gerando 100 vagas de empregos, sendo 75 diretos. A fachada estampa uma obra de arte do artista Rodrigo Doug, que traz elementos associados à natureza e uma mulher negra, remetendo ao tema da diversidade, frente adotada pelo GPA. “No quadro da loja de Petrópolis, 65% dos colaboradores são mulheres”, conta a executiva.

Foto: Divulgação

Os consumidores de Petrópolis também se beneficiarão das iniciativas de comemoração do aniversário da bandeira. Entre elas, os clientes do Clube Extra ganham R$ 80 de prêmio se ouvirem um apito ao passar pelo checkout. A ação contribui ainda para fidelizar o público. No sortimento, os consumidores encontrarão produtos da marca exclusiva da companhia, como Qualitá e outras, que já respondem por 25% das vendas do Mercado Extra. Além disso, a tendência é de que a nova unidade venha a oferecer as modalidades de delivery já operadas pelo GPA, como as plataformas próprias de última milha e de terceiros, como o Rappi, Cornershop e Supermercado Now. “Primeiro estamos com foco na inauguração, mas esses serviços deverão vir depois”, comenta Christiane.

Novidades conforme o público

Conforme as lojas vão se consolidando no novo modelo, é possível identificar oportunidades de ampliação de negócios. Um exemplo é a peixaria, que, na maioria das lojas atua num modelo “flex”. Ou seja, elas ocupam um pequeno espaço onde são acomodados os peixes frescos, que precisam ser mantidos a uma temperatura específica. “É muito parecido com as feiras, que acontecem nos bairros”, explica a diretora de operações. Nas unidades onde essa modalidade está indo bem, está sendo implementada uma seção de peixaria maior. “Medidas como essa geram maior recorrência de compras e um tíquete de compra mais alto”, ressalta Christiane.

Outro exemplo é conceito de store in store (loja dentro da loja), que vem sendo muito utilizado em outras bandeiras do GPA. O modelo não se encaixa no perfil de todas as unidades do Mercado Extra, mas em alguns casos específicos há potencial. A executiva exemplifica com a unidade do Guarujá, no litoral paulista, que ganhou uma loja Swift dentro da área de vendas em maio deste ano. “Nesse caso, o perfil do consumidor que fica no entorno da loja justifica o modelo. Por isso, analisamos as possibilidades pontualmente”, explica Christiane. Para ela, o varejo é dinâmico e exige estar sempre de olho no cliente.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                  LinkedIn                                                 ,                                                 Instagram                                                 e                                                 Facebook         

Veja mais sobre: Extra, GPA, Petrópolis

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade