Mercado Extra abre 1ª loja construída com planos de acelerar expansão orgânica

Avaliação:

(1 Avaliação)

Por Alessandra Morita -

Até agora, a rede do GPA só contava com conversões. A filial de Petrópolis (RJ) é a 147ª da bandeira e oferece tecnologia presente em apenas 10 filiais e uma seção que surpreende em vendas

Foto: Divulgação

A bandeira Mercado Extra, do GPA, abre hoje (15/06) as portas da unidade de Petrópolis (RJ). Mas essa não é uma inauguração comum. Ela vem repleta de simbolismos. Apesar de ser a sua 147ª loja, é a primeira construída – todas as demais são fruto de conversões – e faz parte de um plano de expansão orgânico previsto para acelerar em 2022. A unidade também chega no momento em que a marca comemora três anos de existência. Além disso, a filial tem uma história por trás. Há quatros anos foi alvo de um incêndio, e o ponto aguardava por uma decisão da companhia sobre qual bandeira deveria ser erguida no local.

Escolhida a marca, o mais recente Mercado Extra carrega a proposta do novo modelo, que vem acumulando crescimento. Em 2020, a bandeira elevou em 11,8% as vendas, conforme resultados divulgados pela companhia referentes ao 4º trimestre e ao ano fechado. Segundo o relatório, a perspectiva é de manter a alta de dois dígitos, uma vez que boa parte do parque de lojas transformadas está em fase de maturação.

Seguindo o posicionamento da bandeira, a filial de Petrópolis pretende ser “o melhor vizinho do bairro”. “A unidade vai ter balcão de atendimento de carne, frios, padaria e uma peixaria fixa, que são algumas importantes mudanças no conceito adotado no Mercado Extra”, explica Christiane Cruz Citrângulo, diretora de operações do Mercado Extra. “Trata-se de uma loja moderna, com diferenciais de tecnologia, como self checkout, novidade no município eque está presente atualmente em 10 das nossas lojas”, acrescenta.

R$ 22 milhões investidos

O investimento na unidade foi de R$ 22 milhões. A inauguração atende os protocolos de segurança da Covid-19. Uma das medidas é estender as ofertas por vários dias, evitando concentração de clientes. O empreendimento está gerando 100 vagas de empregos, sendo 75 diretos. A fachada estampa uma obra de arte do artista Rodrigo Doug, que traz elementos associados à natureza e uma mulher negra, remetendo ao tema da diversidade, frente adotada pelo GPA. “No quadro da loja de Petrópolis, 65% dos colaboradores são mulheres”, conta a executiva.