Levantamento mostra que o e-commerce representa 11,6% do varejo nacional

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Reportagem SA+ -

Movimento reforça consolidação dos canais digitais como estratégia do segmento

Foto: istock

Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostra que, após o crescimento por conta da pandemia no ano passado, o e-commerce consolida seu crescimento no varejo. As vendas online representam 11,6% do setor varejista nacional.  

Esse movimento se acentuou a partir de abril de 2020, o primeiro mês da pandemia de covid-19. Na ocasião, a participação do e-commerce brasileiro no varejo saltou para 11,1% – até então, nenhum mês tinha passado dos 10%. O recorde foi registrado em novembro de 2020, com a segunda onda do coronavírus e o impacto da Black Friday: 14,4%.  

Lojas virtuais como Giuliana Flores e Ozllo tornaram-se marketplaces e atuam com gigantes do setor. Varejistas como Bebida na Porta e Lowko adequaram seus negócios para o mercado atual e crescem a cada ano. 

“O levantamento reforça uma tendência já observada pelo mercado, com a consolidação dos canais digitais na estratégia do varejo. Mesmo com o início da campanha de vacinação e a retomada do comércio de rua, o e-commerce seguiu influente e com participação ativa no setor”, explica Mauricio Salvador, presidente da ABComm.  

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