Lançamento da Seara pretende atrair 9 milhões de novos lares para congelados

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Por Alessandra Morita -

Em edição limitada, a indústria vai comercializar uma linha de produtos picantes. A procura por alimentos com essa característica avançou 105% nos últimos dois anos

Fonte: Divulgação

Uma edição limitada com produtos picantes é a aposta da Seara para aumentar a presença dos congelados nos lares brasileiros, elevando vendas e contribuindo para a categoria crescer como um todo no varejo. Disponível aos consumidores de setembro até novembro deste ano, a Seara Super Picante chega ao mercado como seis produtos das categorias de pratos prontos congelados, empanados e salsichas.

Lasanha Bolognesa, Mac &Cheese Calabresa e Pizza Calabresa – as três com Jalapeño –, somadas às Iscas de frango com Mix de Pimentas, ao Burrito Tex Mex com Chilli e à Salsicha Chipotle Dog compõem a nova linha. Os diferentes tipos de pimentas fazem com que os consumidores tenham experiências distintas. “Algumas, por exemplo, têm uma ardência maior, enquanto em outras essa sensação no paladar vem depois. O que quisemos foi agregar novidades e oferecer uma explosão de sabores”, comenta Rafael Palmer, diretor de marketing de alimentos preparados da Seara.

Segundo o executivo, a busca por pimentas vem crescendo. Pesquisa da Mintel aponta que o consumo de comidas apimentadas subiu 105% nos últimos dois anos e que o sabor picante é o quarto que mais atrai o consumidor no Brasil. Outro dado é que 72% das pessoas querem experimentar novos sabores e ter novas experiências. O que justifica o apetite da Seara por inovações. A empresa lançou 80 SKUs em 2019 e 120 no ano passado.

“Esse é o DNA da Seara. Nossos lançamentos procuram atrair novos consumidores para a marca e contribuir com o crescimento das categorias em que atuamos, por meio de uma maior penetração nos lares”, ressalta Palmer. A ideia é que o mesmo aconteça com a linha Super Picante, que será uma porta de entrada para os congelados, mercado em que a marca é líder há 26 meses, com um marketshare em torno de 27%, conforme leitura Nielsen. O diretor de marketing de alimentos preparados da Seara lembra que esses produtos avançam em volume, mas o número de lares em que estão presentes continua estável, alcançando cerca de 19% a 20% dos domicílios.

A lógica é que a edição limitada da empresa ajude a levar consumidores à seção de congelados, atraídos pela curiosidade de experiências diferentes, como as proporcionadas pelas pimentas ao paladar. “Uma vez nesse corredor, as pessoas podem descobrir outros produtos e ingressar na categoria”, explica o executivo. A expectativa é de que, nesses quatro meses da Seara Super Picante, 9 milhões de lares passem a adquirir congelados.

Outro fator importante é o plano de comunicação. Bastante abrangente, vai contar com a influencer Juliette, que, apenas no Instagram, conta com mais de 30 milhões de seguidores. A campanha envolverá também outros meios digitais, além de TV e do próprio ponto de venda, que contarão com suporte, exposições diferenciadas e materiais. “Temos tido grande assertividade na forma de comunicar nossas inovações, com muitos feedbacks dos consumidores sobre onde comprar os produtos”, afirma Palmer.

Se, de um lado a indústria investe para gerar demanda, por outro o varejista contará no sortimento com uma linha que pode contribuir com margem em dinheiro maior, já que os produtos da linha vêm em gramaturas menores e, portanto, com preço por quilo mais alto. Soma-se a isso o fato de que as inovações, justamente pela ausência de histórico anterior, não estão atreladas a comparações de preços, pesando na escolha do consumidor a proposta de valor oferecida.

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