Inteligência de expansão

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Conteúdo Patrocinado por GS Ciência do Consumo -

Solução da GS Ciência do Consumo ajuda redes supermercadistas a definir onde abrir novas lojas

Não é só de dados e análises sobre mercado, categorias e concorrência que se faz um bom negócio. Plataformas e metodologias capazes de traçar um sólido plano de expansão são igualmente valiosas para o sucesso de qualquer rede.

O Grupo fluminense Barcelos, por exemplo, tem pautado suas inaugurações em solução da GS Ciência de Consumo desde 2018, quando a empresa de inteligência de dados fez levantamentos e estudos da região fluminense, onde a empresa atua. A análise considerou vetores de crescimento da cidade alvo, perfil do público do entorno, perfil da concorrência,  geografia local, dados sociodemográficos e o real potencial de vendas do ponto escolhido, entre outras centenas de dados.

Segundo Mauricio Cerutti, presidente do Grupo que tem lojas de varejo e atacarejo, a análise da GS têm fundamento teórico e científico e, por isso, dificilmente erra. “A GS é uma empresa com um profundo conhecimento do varejo brasileiro e isso, aliado à metodologia e à inteligência da informação, leva aos resultados esperados e até superiores,” diz.

O método, exclusivo no Brasil, é capaz de determinar o local de novas lojas e o potencial de faturamento ou definir se uma loja já existente pode crescer ainda mais e em quais categorias, de forma detalhada.

Thiago Simonato, CEO da empresa, explica que as análises e conclusões são sustentadas também pelo trabalho de uma equipe de especialistas em comportamento de consumo, formada por geógrafos, matemáticos, estatísticos, e pesquisadores que vão a campo para aprofundar as recomendações. “Por isso, nossa inteligência entrega 96% de precisão.”, comenta.

Foto: Divulgação

A rede paulista Shibata também recorreu à solução da GS para planejar uma nova loja em Pindamonhangaba. O estudo ajudou a definir o terreno, tamanho da unidade e a estrutura interna da loja, além do sortimento mais adequado para o ponto. “Trabalhar com a GS é estratégico para nossa empresa”, diz Sérgio Batistella, gerente de marketing da rede.

A empresa, que também trabalha com inteligência para aumentar o engajamento do consumidor, a frequência de compra e o ticket médio, além de atrair novos shoppers, aumentou sua base de clientes em 400% desde o início da pandemia. Também dobrou o número de colaboradores, e viu seu faturamento crescer mais de 30% entre 2019 e 2020. Agora projeta um faturamento 10 vezes maior nos próximos cinco anos.

Com a plataforma de CRM Zoombox, a GS possui uma base de dados de consumo de 26 milhões de domicílios (1/3 dos domicílios brasileiros) e processa, por ano, 72 bilhões de reais em transações de compras.

Com essa inteligência, ajuda o varejo a definir o potencial de vendas das categorias, oferece insumos para parcerias mais assertivas com a indústria, e planeja ações de ativação hiperpersonalizadas de clientes, que potencializam as vendas das redes sem sacrificar as margens.

 

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