Inflação alta estimula aumento do consumo de alimentos básicos como arroz e feijão

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA Varejo -

Em contrapartida, houve queda na busca pela farinha de trigo, que vinha se destacando nos últimos estudos e agora perdeu mais de 2,3 milhões de lares compradores

Foto: istock

O avanço da inflação fez crescer o consumo de refeições básicas. Para se ter ideia, no primeiro semestre do ano o preço médio pago pelos consumidores subiu 11,8%. Pesquisa Consumer Insights, realizada pela Kantar, mostra que pratos como arroz, feijão e bife ou filé com salada foram as opções de escolha dos consumidores entre os que mais cresceram nas ocasiões de consumo no almoço e jantar dentro de casa.

Em contrapartida, a tendência do “preparo mais elaborado” desacelerou fortemente. Houve queda na busca pela farinha de trigo, que vinha se destacando nos últimos estudos e agora perdeu mais de 2,3 milhões de lares compradores. Como resultado, menos bolos (-11,7%) e pães (-9,8%) sendo preparados em casa.

De acordo com o Consumer Insights, os brasileiros estão procurando categorias mais práticas e convenientes, como batatas congeladas e empanados, que se destacam em todas as classes sociais. Mas outra necessidade que volta a se destacar é a preocupação com a nutrição e saudabilidade. Em todas as refeições - café da manhã, almoço, lanches e jantar - há um aumento da busca por saudabilidade. O estudo mostra que os consumidores mais maduros estão atentos à dieta (26,7%), enquanto lares com mais crianças e adolescentes focam a preocupação na nutrição (9,1%).

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                              LinkedIn                                                             ,                                                             Instagram                                                             e                                                             Facebook    

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade