Hortifruti Natural da Terra entra no metaverso

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Reportagem SA+ -

Rede é pioneira em experiência no modelo de loja digital imersiva

Foto: Divulgação

A rede Hortifruti Natural da Terra anuncia o lançamento do canal de vendas, Quintal Virtual, um ambiente imersivo, onde é possível conectar a realidade do varejo físico ao digital. Na prática, é a expansão da experiência de compra por meio de tecnologias disruptivas, como a realidade virtual e a realidade aumentada.

O projeto foi realizado em parceria com a Fábrica de Startups, innovation studio, que recebeu em seu espaço empreendedores dispostos a criar soluções para a Hortifruti Natural da Terra. Durante o programa, os participantes foram convidados a criar modelos de delivery, levar a experiência da compra física para o ambiente online e a venda cruzada. 

“O programa que realizamos com a Hortifruti Natural da Terra foi importantíssimo para pensarmos em uma forma de atrair a atenção do consumidor e oferecer uma experiência única. Não só de compras, mas sensorial por meio da tecnologia”, explica o CEO da Fábrica de Startups, Hector Gusmão.

Com isso, o ambiente modelado 3D junto à navegação em 360º começaram a ser desenvolvidos antes mesmo dos anúncios do metaverso. A iniciativa coloca a rede varejista na liderança quando o assunto é transformação digital voltada para Web 3.0. 

Neste momento, a solução estará disponível para experimentação dos clientes na loja no Leblon (Rua Adalberto Ferreira), que servirá como base de distribuição para os moradores locais. Para os próximos meses, já está prevista a escala para as demais lojas em quatro estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, com a bandeira Hortifruti, e São Paulo com a marca Natural da Terra.

A experiência será feita com óculos de realidade virtual. Mas para acessar de casa, o cliente também poderá acessar sem óculos, usando uma URL pelo computador ou smartphone. 

Ao digitar seu CEP o cliente terá acesso a um ambiente online de compras inusitado: uma grande floresta. A escolha da ambientação teve o objetivo de oferecer uma experiência de compra única e lúdica, conectada ao verde, à natureza e ao frescor. Ao clicar no item desejado o cliente visualiza o valor e a descrição, e definirá a quantidade a ser adicionada no carrinho virtual. Ao finalizar a compra, automaticamente os produtos já estarão disponíveis para o cliente levar (se ele estiver usando a solução na loja) ou para envio (se for via delivery). 

Dados como tempo de permanência do cliente no espaço, número de interações, produtos vendidos e mapas de calor serão utilizados para estudar e aperfeiçoar ainda mais a experiência do usuário. 

“Estamos presenciando uma verdadeira transformação digital em todos os setores da sociedade, e isso é muito positivo, uma nova forma de nos conectar ao público consumidor e inovar a experiência de compra do cliente em qualquer local, inclusive na loja física. A realidade virtual é transformadora para o varejo, e está elevando o e-commerce a um novo patamar”, explica CEO da rede Hortifruti Natural da Terra, Fábio Amorim.

Atualmente, as vendas por canais digitais – site e app próprios, Whatsapp, marketplaces, Rappi e iFood – representam 16% do faturamento da empresa.  O objetivo é chegar de 20% a 25% das vendas por canais digitais no quarto trimestre de 2022. 

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